Tempo
|
A+ / A-

​Jorge Neves

Benfica de Castelo Branco surpreendido pela decisão da FPF

08 abr, 2020 - 20:35 • José Barata

​Jorge Neves, presidente do clube que ocupa a segunda posição da Série C do Campeonato de Portugal, recusa possibilidade de atribuir os dois lugares de subida às equipas melhor classificadas nas quatro séries.

A+ / A-

O presidente do Benfica de Castelo Branco, Jorge Neves, revela que a decisão de dar por concluído o Campeonato de Portugal o surpreendeu. Jorge Neves diz que sobre a subida, há ainda indefinição sobre o que vai acontecer.

Em entrevista a Bola Branca, Jorge Neves diz que não esperava que a Federação Portuguesa de Futebol tomasse a decisão de dar por concluído o Campeonato de Portugal nesta altura, apesar de estar de acordo com a opção anunciada.

“Há alguma surpresa porque não esperava ser confrontados com esta decisão sem sermos ouvidos. Estava prevista uma reunião com a Federação Portuguesa de Futebol, e era importante ouvir os clubes, embora estes já tivessem feito chegar uma proposta à federação. Mais importante que o futebol é a vida, e não havendo condições de alguma segurança em termos de saúde para todos os intervenientes num jogo de futebol, talvez esta tenha sido a decisiva mais racional”, afirma.

Quando o Campeonato de Portugal parou, o Benfica de Castelo Branco ocupava a segunda posição da Série C, com mais um ponto do que o Anadia e a onze do líder Praiense, ou seja, estava em lugar de acesso ao play-off de promoção à II Liga. Nesta altura, Jorge Neves revela que ainda não está definida a forma de encontrar quem subirá à competição profissional.

“Uma decisão é clara, as nove jornadas que faltavam do campeonato não se vão realizar. Para os clubes que estão abaixo do segundo lugar, a época terminou. Nos que diz respeito à nossa situação, continuamos nesta indefinição, sem saber se vai voltar a haver competição, se vai haver play-off, se há outro critério qualquer para definir uma eventual subida à II Liga. Nada disto está definido, porque quem define este tipo de situação é a Liga e não a FPF, por isso estamos na expetativa”, revela.

O Sindicato de Jogadores revelou, entretanto, que deverá decorrer um "play-off" para determinar quem sobe à II Liga, caso os campeonatos sejam concluídos. No entanto, ainda não são conhecidos os moldes do possível apuramento de campeão, que poderá nem incluir os segundos classificados das séries.

O cenário de atribuir os dois lugares de subida às equipas melhor classificadas nas quatro séries, é totalmente rejeitado pelo presidente do Benfica de Castelo Branco.

“Essa solução não respeita minimamente a verdade desportiva, porque são quatro séries completamente diferentes, o valor das equipas não pode ser medido pelo número de pontos, porque a igualdade desportiva não será respeitada.

Jorge Neves recorda ainda que nas últimas temporadas, as subidas têm sido alcançadas por equipas da Zona Centro e Sul.

"Recordo que nas épocas passadas, têm sido as equipas do Região Centro e Sul do país a subir à II Liga e não as da Zona Norte. Não quero retirar o mérito a ninguém, nem estou a dizer que o que se passou no passado se mantenha no futuro, mas percebendo o melindre da decisão, espero que minimamente seja respeitada a verdade desportiva, e claramente que essa opção de fazer subir as equipa com mais pontos não o faz, e por isso claramente, não concordamos”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+