Tempo
|
A+ / A-

Hóteis aderem massivamente ao "lay-off"

08 abr, 2020 - 13:30 • Ana Carrilho

Associação da Hotelaria de Portugal revê em alta os números do prejuízo previsto na hotelaria.

A+ / A-

Veja também:


A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realizou um inquérito aos seus associados e 94%, que representam um universo de 450 unidades hoteleiras, confirmaram que vão aderir ao regime de "lay-off" simplificado, criado pelo Governo como resposta à crise económica provocada pela Covid-19.

Segundo a AHP, no total do setor hoteleiro, pelo menos 51 mil trabalhadores deverão ser abrangidos. Mas as pessoas atingidas serão mais, uma vez que é preciso ter em conta os contratos a termo que não foram renovados e os trabalhadores temporários para as épocas média e alta que não chegaram a ser contratados.

Além dos hotéis que já estão em "lay-off", ou têm intenção de aderir ao regime excecional de apoio, os restantes estão a ponderar, informa a AHP. Uma das condições para poder aderir ao "lay-off" simplificado é não despedir trabalhadores durante esse período e até 60 dias depois da retoma da atividade. Além do apoio prestado durante o período de inatividade, a Segurança Social paga um salário mínimo, por trabalhador, no primeiro mês, após a retoma.

A secretária-geral da AHP adverte, no entanto, que não é possível garantir que não haverá despedimentos futuros. Em resposta à questão da Renascença, Cristina Siza Vieira sustenta que tudo dependerá da dinâmica da retoma, "porque se houver encerramentos definitivos [de hotéis], haverá [despedimentos], por força da perda total da atividade".

De qualquer forma, sublinha, o "'lay-off' é um balão de oxigénio importante para evitarmos despedimentos no futuro, se efetivamente a retoma se fizer em junho e julho".

Este é o segundo inquérito realizado pela AHP, já sob efeitos da crise provocada pela pandemia, e nesta consulta há uma revisão em alta dos números dos prejuízos previstos. A AHP calcula perdas de receita entre 1,28 mil milhões e 1,44 mil milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, devido à Covid-19, comunicou, esta quarta-feira, a secretária-geral da AHP, por videoconferência.

Uma previsão consideravelmente mais pessimista do que a realizada há um mês, que apontava para perdas entre os 500 mil e os 800 mil milhões de euros. No segundo inquérito realizado pela AHP aos associados entre 1 e 7 de abril, 80% revelou que já encerrou as suas unidades hoteleiras, ou encerra durante este mês, ou em maio, pelo menos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+