Tempo
|
A+ / A-

Mais de um em cada 10 doentes de Covid-19 são profissionais de saúde

07 abr, 2020 - 12:37 • Inês Braga Sampaio

São 1.435 os profissionais de saúde infetados, em Portugal, o que representa mais de 11,5% do total de 12.442 casos confirmados em Portugal. Desses, 240 são médicos.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 11,5% das pessoas infetadas em Portugal com o novo coronavírus são profissionais de saúde, segundo os números divulgados, esta terça-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

"No total, temos 1.435 profissionais de saúde infetados. Sendo enfermeiros 370 e médicos 240. Sendo os restantes, entre assistentes técnicos assistentes, operacionais e outros técnicos, cerca de 825", informou o secretário de Estado, na conferência de imprensa diária de atualização da situação pandémica de Covid-19 em Portugal.

Fazendo as contas, 1.435 são aproximadamente 11,54% de 12.442, o número total de casos confirmados no país. O que quer dizer que mais de um em cada 10 doentes de Covid-19 são profissionais de saúde.

António Lacerda Sales reconheceu que importa reforçar o Sistema Nacional de Saúde e que, por isso, os Conselhos de Administração dos diferentes hospitais têm, agora, "autonomia para fazer contratação direta, no âmbito desta pandemia". "Neste momento já foram feitos mais de 1400 contratos com profissionais de saúde de todas as áreas para o combate a este vírus", revelou o secretário de Estado da Saúde.

Adeus à subdiretora-geral da Saúde


O governante aproveitou, ainda, para deixar as suas condolências pela morte da subdiretora-geral da Saúde, na segunda-feira.

"Numa altura de perdas, a Direção-Geral da Saúde vive uma particularmente difícil, ao ver partir prematuramente a subdiretora-geral da Saúde, doutora Catarina Sena. Uma perda que todos lamentamos. Deixo as condolências a família, amigos e todos os profissionais de saúde", sublinhou António Lacerda Sales.

Catarina Sena tinha 47 anos e sofria de doença prolongada.

Portugal regista 345 óbitos e 12.442 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a atualização feita pela DGS esta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+