Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19 e stress. Bombeiros já têm Linha de Apoio Psicossocial

07 abr, 2020 - 20:19 • Liliana Monteiro

Dar estratégias a quem lidera as equipas e identificar casos que necessitem de apoio é o objetivo da linha telefónica. Há mais de 70 bombeiros com teste positivo de Covid-19 e 342 em isolamento.

A+ / A-

Veja também:


Os corpos de bombeiros contam, a partir desta terça-feira, com uma Linha de Apoio Psicossocial. A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), vai procurar dar resposta às dúvidas e ansiedades dos bombeiros perante a Covid-19.

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças ao trabalho dos bombeiros, novas exigências, novos receios e, por isso, algumas fragilidades psicológicas.

Para combater a pressão acrescida, a linha de apoio psicossocial da ANEPC é dirigida aos corpos de bombeiros e, em particular, aos comandantes, explica à Renascença Rui Ângelo, responsável pela Divisão de Segurança, Saúde da ANEPC.

“Esta linha, numa primeira abordagem, visa fazer uma consultadoria com o comando do corpo de bombeiros que nos contacta e, aí, vamos identificar as necessidades. Pode ser necessidades ao nível de prestar sugestões de estratégias para gerir melhor o stress dos bombeiros que lideram ou pode ser a necessidade de intervir junto de bombeiros que estiveram expostos a uma situação ou com mais dificuldade em gerir o stress. Depois temos cerca de 30 técnicos a quem nós podemos indicar para fazerem estas intervenções.”

Mais de 70 bombeiros infetados

Rui Ângelo sabe bem que tipo de sintomas e receios surgem num cenário destes, nomeadamente o receio de ficar infetado com o novo coronavírus.

“Existem situações na situação de socorro em que o risco de contágio é bastante elevado. Isto provoca níveis de ansiedade e nervosismo que são muito superiores à prática normal dos corpos de bombeiros”, explica.

As infeções por Covid-19 já chegaram também aos bombeiros, assim como os isolamentos profiláticos. Rui Ângelo adianta que, até às 00h00 desta terça-feira, havia “74 bombeiros com teste positivo de Covid-19 e 342 em isolamento”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+