Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Máscara obrigatória para entrar no Hospital de São João

07 abr, 2020 - 11:44 • Henrique Cunha

Doentes, visitantes e acompanhantes são obrigados a usar máscara por causa da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

A partir de quarta-feira, dia 8 de abril, ninguém entra no Centro Hospitalar São João sem usar máscara ou desinfetar as mãos. A decisão é do conselho de administração da unidade hospitalar e “visa promover uma cultura de segurança”.

Numa nota enviada à comunicação social, o hospital começa por justificar a medida tomada na reunião de segunda-feira remetendo para a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que determina que “deve ser fornecida máscara cirúrgica a todos os doentes, com ou sem sintomas respiratórios ou febre, no momento da entrada na unidade de saúde”.

O texto de cinco pontos estabelece assim que “os utentes, eventuais acompanhantes e visitantes também usem máscara cirúrgica no interior do edifício hospitalar”.

A decisão surge depois de a ministra da Saúde ter admitido a utilização de máscara de uma maneira mais generalizada do que tem sido defendida até agora e de a Ordem dos Médicos ter pedido à DGS que revisse, “com caráter de urgência”, os critérios para a utilização universal de máscara pelos profissionais de saúde e pela população, especialmente nos locais ou espaços públicos onde o distanciamento social seja mais complicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+