Tempo
|
A+ / A-

Alunos do secundário querem exames nacionais suspensos

07 abr, 2020 - 16:27 • Maria João Costa

Petição Pública está a recolher assinaturas para pedir ao primeiro-ministro e ministro da edução a suspensão dos exames nacionais do secundário. Já tem mais de 2 mil assinaturas

A+ / A-

Os estudantes do ensino secundário lançaram uma petição pública dirigida a António Costa e ao ministro da Educação, reclamando a suspensão dos exames nacionais.

Os alunos consideram que a avaliação do terceiro período, por ter de ser dada através do ensino à distancia, “não garante o princípio fundamental de justiça e de igualdade de oportunidades”.

No texto que já recolheu mais de duas mil assinaturas, os alunos de três associações de estudantes de escolas de Lisboa pedem também que as notas do final do ano sejam as do segundo período, devido à pandemia do novo coronavírus que levou ao encerramento das escolas e suspensão das aulas.
A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões, a Associação de Estudantes da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho e a Associação de Estudantes da Escola Secundária da Ramada chamam ainda a atenção dos governantes para outro ponto. Consideram que “o ensino à distância não garante a credibilidade da avaliação dos trabalhos dos estudantes, uma vez que não se pode garantir a autoria dos mesmos, pondo assim em causa a isenção do processo de avaliação”.
Desde 16 de março que cerca de dois milhões de crianças e jovens estão em casa. As aulas passaram a ser dadas à distância, mas nem todos os estudantes têm os mesmos meios tecnológicos para aceder às matérias.
Na petição enviada ao primeiro-ministro e ministro da Educação, os estudantes denunciam “o incumprimento dos programas curriculares”, dizem que “é uma realidade” e acrescentam que há “discrepâncias no que toca às matérias até ao momento lecionadas”.
Contra “o lecionar novos conteúdos que não abrangem todos os alunos”, estes signatários da Petição Pública exigem por isso que a avaliação final deste ano letivo atribulado pela Covid-19 seja a mesma que já foi dada no segundo período (nas escolas que funcionam em períodos) e a do primeiro semestre (nas escolas que funcionam por semestres).

Pode encontrar o texto da petição aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+