Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Marco Dinis regressou à China e viveu um filme de ficção científica

06 abr, 2020 - 08:50 • Fátima Casanova

Português regressou a Hangzhou a 16 de março, dias antes do país fechar fronteiras, e ainda mantém vigilância, devido à pandemia do novo coronavírus. Marco Dinis é treinador e a sua entrada na China foi rodeada de cuidados extremos.

A+ / A-
Veja também:

Um português regressou à China a 16 de março, dias antes do país fechar fronteiras, e ainda mantém vigilância, por causa da pandemia. Marco Dinis é treinador de futebol, foi chamado pelas autoridades chinesas para retomar o seu trabalho com os alunos, e a sua entrada em Hangzhou foi rodeada de cuidados extremos, que quase pareciam cenas tiradas de um filme de ficção científica.

"[Perguntaram] por onde é que íamos, de onde vínhamos, se tínhamos estado em contacto com alguém. Toda a gente sempre equipada com fatos a fazer lembrar o filme Outbreak ["Outbreak - Fora de Controlo", em Portugal]. Tiraram-nos novamente a temperatura e levaram-nos para uma sala, onde tínhamos o nome das cidades que fazem parte da região de Hangzhou. Levaram-nos, depois, numa carrinha toda esterilizada. Decidiram que íamos para um hotel. As refeições eram dadas pelo governo, o transporte sempre dado pelo governo, tudo. No quarto dia, informaram-nos que teríamos de sair do hotel", relata o treinador de guarda-redes, em entrevista à Renascença.

A surpresa foi grande, mas as explicações convenceram: um passageiro do mesmo voo acusara infeção por Covid-19.Por isso, todos os companheiros de viagem foram levados para uma unidade militar:

"[Fomos] numa carrinha a fazer lembrar as carrinhas daquelas da prisão, blindadas, até a chapa era meio em cobre. Levaram-nos para uma casa de repouso de antigos militares do Governo e ficámos com médicos. Sempre de máscara, mediram-nos a temperatura, fizeram-nos novamente as perguntas todas que já nos tinham feito 500 mil vezes antes. Ficámos num quarto, punham-nos as refeições todos os dias para comermos, se quiséssemos mandar vir alguma coisa de fora mandávamos. Ninguém poderia entrar naquele recinto, as coisas ficavam à porta e depois lá é que nos eram entregues."

Em casa, só há liberdade com código verde


Marco Dias fez o teste ao novo coronavírus por duas vezes, à entrada e à saída. Passados 14 dias, pôde regressar finalmente a casa, sempre acompanhado pelas autoridades chinesas. À porta da habitação, novo controlo, mais um questionário, nova medição de temperatura e a ordem para o fazer, diariamente, durante uma semana. As autoridades chinesas não facilitaram e o controlo continua apertado, através de uma aplicação que o técnico português descarregou.

"A aplicação gera-nos um código, esse código dá-nos uma cor. Se der verde, temos de andar sempre com o telemóvel para mostrar o código e com o passaporte para, na rua, se nos disserem alguma coisa, nós mostrarmos o código verde, que quer dizer que podemos entrar no 'shopping', no restaurante", exemplifica.

Na China, onde começou a pandemia do novo coronavírus, só agora, decorridos três meses, é que é retomada alguma normalidade. O código verde permite a Marco Dinis circular livremente e já começou a trabalhar, ainda que sem os alunos. As escolas ainda estão fechadas e, quando abrirem, não será para todos os alunos ao mesmo tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+