Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Avião aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

05 abr, 2020 - 09:10 • Redação com Lusa

Transporta cerca de 100 ventiladores, um milhão de máscaras, 22 mil fatos de proteção, 100 mil pares de luvas e óculos de proteção e 10 mil toucas cirúrgicas.

A+ / A-

Veja também:


Já aterrou em Lisboa um avião fretado pelo Estado com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada portuguesa na China.

O Airbus A330-941, fretado à TAP, transportou um total de 20 toneladas e 160 metros cúbicos de carga médica, que inclui ainda viseiras e fatos de proteção, entre doações e compras do Estado português que se destinam a equipar os hospitais para o combate contra a epidemia do novo coronavírus.

A carga inclui material doado pela EDP, pelos gigantes chineses da Internet Tencent e Alibaba, pela Galp, Comunidade Israelita de Lisboa e também de particulares, como o treinador português Vitor Pereira. Outra parte é comprada pelo Serviço Nacional de Saúde.

O avião partiu de Pequim esta madrugada, depois de um “exercício diplomático intenso”, que envolveu "diligências junto das autoridades e entidades doadoras para garantir todas as autorizações necessárias”, revelou à agência Lusa a embaixada.

A embaixada ressalvou que há mais carga para ser enviada, e que ultrapassa “largamente” a capacidade de um só avião, pelo que “serão precisos mais voos”.

Esta semana, o embaixador português em Pequim, José Augusto Duarte, garantiu à agência Lusa que a encomenda de 500 ventiladores feita pelo Estado português a uma empresa chinesa “está a decorrer com segurança”, e previu que a entrega será feita em 15 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou cerca de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 64 mil. Dos casos de infeção, cerca de 246 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito no sábado pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 266 mortes e 10.524 casos de infeções confirmadas. Relatório revelou ainda que 75 pessoas recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+