Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Austrália. Descoberto desparasitante que pode neutralizar o novo coronavírus em 48 horas

04 abr, 2020 - 08:38 • Susana Madureira Martins

É nova esperança na luta contra a pandemia Covid-19, que já provocou infetou mais de um milhão de pessoas no mundo.

A+ / A-

Veja também:


Há uma nova esperança na luta contra a pandemia Covid-19. Cientistas australianos identificaram um medicamento que pode neutralizar o vírus em menos de 48 horas.

Para já, os estudos foram apenas em laboratório, mas mostraram que o Ivermectin, usado há décadas em todo o mundo como desparasitante, consegue travar a replicação do novo coronavírus.

O estudo, que está disponível desde na página online da Universidade Monash, na Austrália, conclui que este desparasitante usado desde os anos 80 do século passado, até para animais, mostrou em laboratório que serve como inibidor da Covid-19.

A investigação australiana, que já foi publicada na revista científica "Antiviral Research", salienta a eficácia de um único tratamento com resultados visíveis em 48 horas, segundo experiências em culturas de células em laboratório.

O Ivermectin está mundialmente aprovado, sendo usado para tratar de infeções causadas por parasitas e é de uso generalizado e autorizado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já o incluiu numa lista de medicamentos essenciais.

Os investigadores alertam que apesar de o Ivermectin ser seguro e não ter efeitos secundários conhecidos, é preciso agora testar a dosagem eficaz para tratar humanos infetados com Covid-19.

Kylie Wagstaff, uma das responsáveis pelo estudo explicou ao jornal australiano “The Canberra Times”, que ainda é preciso saber qual a dosagem correta de Ivermectin a usar em humanos para curar por completo a infeção. “Descobrimos que, mesmo uma dose única, poderia remover, essencialmente, todo o RNA viral no espaço de 48 horas, e que, mesmo num período de 24 horas, é possível haver uma redução verdadeiramente significativa”, afirmou.

Os cientistas alertam que o facto de um medicamento ser eficaz em cultura de laboratório, isso não o torna imediatamente eficaz quando aplicado em humanos. O próximo passo é esse: que o resultado in vitro seja agora replicado in vivo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil. Há ainda de cerca de 221 mil pessoas que recuperaram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o último balanço feito pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes e 9.886 casos de infeções confirmadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luana Avelar Cotias
    01 jun, 2020 Feira de Santana 18:21
    Já estou tomando profiláticamente porque trabalho na área da saúde e quero me blindar, seguindo protocolo médico. Esse medicamento baixa a taxa viral.
  • Nekakululwa Nvungudy
    23 mai, 2020 Luanda Angola 17:03
    Aconselho Portugal a feicharem as escolas, e outras os restaurantes, praias, dispostos, são centros de maiores contágio do Covid19.
  • Camponio da Beira
    05 abr, 2020 Viseu 20:04
    Utilizei há uns anos atrás um desparasitante para ovelhas que se chamava Ivomec. Era caro e só vendiam em frascos para 100 doses, mas era uma beleza, limpava tudo, até os cães eram desparasitados. Limpava tudo podr dentro e por fora. Sei que agora é coercializado outro senelhante, com outro nome (que parece ser este) muito mais barato mas igualmente eficiente. Bom, se é bom para isto ou não...não faço a minima ideia.
  • Pedro Costa
    05 abr, 2020 Ermesinde 18:23
    Eu não acredito em nada só mesmo comprovando
  • António Manuel
    04 abr, 2020 ALMADA 23:23
    Tantas reticências... se o medicamento é de uso comum e está a mostrar resultados estamos à espera de quê para o usar.
  • Jorge Costa
    04 abr, 2020 Costa de Caparica 23:10
    Acho muito bem as medidas tomas pelos governantes se assim não for vai ser o descalabro tem que ter mão pesada quanto mais tempo ficarmos em mais depressa voltamos à nossa vida normal obrigado
  • João
    04 abr, 2020 19:57
    Será que existe uma para a Burríce?!

Destaques V+