Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Marcelo. “A banca tem ocasião de retribuir aos portugueses o que nós fizemos”

04 abr, 2020 - 13:52 • Redação

Para o Presidente, é urgente começar já a pôr medidas em prática, pois famílias e trabalhadores precisam de ajuda.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República apelou à banca para ter uma resposta rápida à crise provocada pela pandemia da Covid-19. Em declarações aos jornalistas, em Vila Franca de Xira, Marcelo Rebelo de Sousa considera ainda que chegou a altura de a banca retribuir.

“A banca deve ao país, por causa da circunstância da crise que vivemos há anos, um contributo muito importante. Cada português contribuiu para viabilizar bancos e, felizmente, mérito desses bancos, que deram a volta por cima. Neste momento, sabendo que a banca está estabilizada, mas que preferiria não ter de enfrentar esta crise tão depressa, de algum modo é uma ocasião de retribuir aos portugueses aquilo que nós fizemos”, lembrou.

Para Marcelo é urgente começar já a pôr medidas em prática. “É uma corrida contra o relógio e a banca tem de entrar nela Um dia mais tarde é pior que um dia mais cedo. A economia precisa do dinheiro mais cedo, as famílias precisam do dinheiro mais cedo, os trabalhadores precisam de trabalho mais cedo, precisam de salários mais cedo.”

O Presidente reúne-se na próxima segunda-feira, por videoconferência, com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses, para discutir a atual situação e o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. Em Vila Franca de Xira referiu-se ao encontro.

“É um bocadinho isso que vou ouvir, como é que se vai fazer chegar aos portugueses aquilo que não pode demorar muito. Estamos a vencer a crise, mas depois há a situação económica, financeira e social. O país não para e isso depende muito de meter as empresas e as famílias a trabalhar”, explicou.

Portugal regista este sábado 266 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que na sexta-feira, e 10.524 infetados (mais 638), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil. Há ainda a registar mais de 229 pessoas de recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 05 abr, 2020 12:54
    Este tambem anda sempre metido na televisao"mas nao tem nada a ver com o general eanes!
  • Cidadao
    04 abr, 2020 Lisboa 19:59
    Quando enterrarem a Banca debaixo duma avalanche de decretos e portarias que a obriguem a ajudar, aí talvez ela ajude. Até lá, podem crer que não ajuda. Está é a ver o que é que pode ganhar com a crise.

Destaques V+