Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19. Mergulhadores portugueses colocam as suas garrafas ao serviço do SNS

03 abr, 2020 - 20:34 • Carla Fino

Federação das Actividades Subaquáticas diz que, há pelo menos, cinco mil garrafas disponíveis para ajudar profissionais de saúde e pacientes com o novo coronavírus. Proposta aguarda luz verde das autoridades.

A+ / A-

Veja também:


A Federação Portuguesa das Actividades Aquáticas está disponível para ajudar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com equipamento de mergulho que pode ser transformado para ajudar doentes com a Covid-19.

Em declarações à Renascença, Manuel Pavese, vice-presidente da Federação Portuguesa das Actividades Subaquáticas, diz que entre empresas e associados há capacidade para reunir cerca de cinco mil garrafas para armazenar misturas respiratórias que ajudem os doentes.

“Haverá em cálculos minimais, um número de cerca de cinco mil garrafas com capacidade de armazenar cerca de 2.400 litros de uma qualquer mistura respiratória adequada a processos terapêuticos ligados às necessidades de tratamento de doentes da Covid -19”, explica Manuel Pavese.


A Federação tem tido respostas muito positivas de todos os setores da sua atividade, quer empresas ligadas ao fabrico de equipamento de mergulho, quer por parte dos associados.

A ideia foi já apresentada ao governo. Aguarda uma resposta para avançar com a iniciativa.

“Recebemos já algum feedback da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, no sentido de dizer que se aguarda resposta da Direcção-Geral da Saúde, mas que, entretanto, poderíamos ir avançando com a concretização desta iniciativa”, refere Manuel Pavese.

A Federação está já a proceder à inscrição desta ideia numa plataforma criada pela DGS, na perspectiva de recolher um conjunto de informações.

Manuel Pavese, vice-presidente da Federação Portuguesa das Actividades Subaquáticas, refere que a ideia está já a ser implementada em Itália, onde há uma empresa de máscaras de mergulho que faz este equipamento adaptado às necessidades de oxigenação dos doentes bem como máscaras de protecção para os profissionais de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+