Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

Coronavírus restringe circulação nas estradas. "Vamos estar em todo o lado", avisa GNR

03 abr, 2020 - 19:20 • Isabel Pacheco

A antecipar as restrições mais apertadas que se vão verificar nos dias da Páscoa, por causa da pandemia de Covid-19, a GNR esteve esta sexta-feira, na A4, em Ermesinde, numa ação sobretudo de sensibilização.

A+ / A-

Veja também:


Não houve condutor que entrasse na A4 nas portagens em Ermesinde que escapasse à fiscalização da GNR. O acesso foi bloqueado por 32 militares numa operação Stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento.

Carlos Bessa foi um dos condutores “apanhados” na operação. Estava a caminho de Valongo entre as viagens diárias de trabalho. Mal encostou o carro e já tinha pronta a declaração da entidade patronal. “Temos de estar preparados”, garantiu o condutor que admitiu não ter sido apanhado de surpresa até porque “quem anda na rua sabe disto”.

Minutos depois, Carlos Bessa seguia a sua viagem. Atrás na fila do trânsito estava António Fonseca. Regressava a casa após uma ida ao Hospital de S. João. Com mais de 70 anos, António confessou-se de imediato: “Sou doente de duplo risco, pela idade e pela doença”. A confissão não o livrou do interrogatório dos militares da GNR e a promessa que tão cedo não voltaria a sair de casa. A conversa acabou com um apelo do militar. “Ouviu com atenção o que disse o nosso Presidente da República? Vamos cumprir as ordens do nosso Presidente!”.

Entre perguntas, apelos e algumas, poucas, repreensões, os militares da GNR quiseram chamar atenção dos portugueses para que “fiquem em casa e evitem as deslocações”, explicou o Capitão Bruno Rodrigues.

A operação foi mais uma ação da GNR que veio dar continuidade as que têm sido efetuadas e um “cheirinho do que está para vir nos próximos dias”, avisou responsável, referindo-se às restrições mais apertadas que foram impostas para o período da Páscoa. As operações “vão continuar” para que as pessoas tenham consciência que é importante que cumpram o dever de recolhimento geral”, alertou.

Deveres e regras que, com o prolongamento do estado de Emergência, vão apertar, sobretudo, com ações de fiscalização nos acessos ao interior Norte do país e ao Algarve, mas não só. “Aquilo que o senhor condutor vai detetar é que vamos estar por todo o lado. Não só nas autoestradas, mas também nas zonas interiores”, avisou.

Nesta operação foram mandadas parar 1.448 viaturas, onde seguiam 1.998 pessoas, não tendo sido feita nenhuma detenção nem registado qualquer incumprimento.

Em Portugal, segundo o balanço feito esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+