Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus em Portugal

Paredes de Coura e Serpa juntam-se à lista da DGS. Veja o número de casos de Covid-19 em Portugal por concelho

02 abr, 2020 - 14:07 • Joana Gonçalves

Dados da Direção-Geral da Saúde revelam apenas 79% dos casos notificados, por falta de "informação fidedigna". Depois de admitir duplicações na contagem de casos no Porto, DGS passará a apresentar apenas os dados do SINAVE, o sistema nacional de vigilância epidemiológica, no boletim diário.

A+ / A-

Dados divulgados esta quinta-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 147 concelhos com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19. São mais três que no dia anterior.

Lisboa ocupa o topo da tabela com 594 infetados, seguida do Porto com 556, Vila Nova de Gaia com 418 e Gondomar com 373.

Porto é, também, o concelho com maior número de novos casos (51), nas últimas 24 horas, de acordo com os dados parciais da DGS. Seguem-se Lisboa (48), Matosinhos (44), Sintra (42) e Aveiro (40).

À lista juntam-se 10 municípios, face à contagem apresentada no último boletim. Paredes de Coura, Serpa e Salvaterra de Magos têm três casos confirmados de Covid-19, cada.

A partir da última terça-feira, e mesmo sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS passou a disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica.

No dia em que assinala um mês desde que o primeiro caso da doença foi detetado em Portugal, o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (107), seguida da região Centro (55), da região de Lisboa e Vale do Tejo (44) e do Algarve, que regista três mortos.

Novo balanço da pandemia no território nacional revela que há 209 mortos (mais 22 face a quarta-feira), 9.034 infetados, 4.958 pessoas a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 21.789 estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Segundo o mesmo relatório, estão hospitalizados 1.042 pacientes, dos quais 240 nos cuidados intensivos.

Mais de 500 mil casos de infeção pelo novo coronavírus foram oficialmente diagnosticados na Europa, mais de metade do total mundial, segundo um balanço desta manhã da AFP feito a partir de dados oficiais. Com pelo menos 508.271 casos, incluindo 34.571 mortes, a Europa é o continente mais afetado pela pandemia de Covid-19.

Em todo o mundo, foram registados 940.815 casos e 47.863 mortes. Cerca de 190 pessoas recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+