Tempo
|
A+ / A-

Navio cruzeiro português diz ter sido atacado pela Marinha venezuelana

02 abr, 2020 - 07:00 • Lusa

Empresa revela que na altura do incidente o cruzeiro estava a realizar uma manutenção de rotina de um motor em águas internacionais.

A+ / A-

A empresa Columbian Cruise Services garantiu que o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" foi "objeto de um ato de agressão" por uma embarcação da Marinha venezuelana em águas internacionais, enquanto fazia a manutenção de um motor.

"Nas primeiras horas da manhã de 30 de março de 2020, o navio de cruzeiro RCGS RESOLUTE foi objeto de um ato de agressão da Marinha da Venezuela em águas internacionais, a aproximadamente 13,3 milhas náuticas da Ilha de La Tortuga, com 32 tripulantes e sem passageiros a bordo", explica-se no comunicado divulgado na quarta-feira pela empresa que explora a embarcação.

Segundo a empresa, no momento do incidente o cruzeiro "já estava à deriva há um dia, na costa daquela ilha, para realizar uma manutenção de rotina de um motor", em viagem para Willemstad, Curaçau.

"Enquanto era feita a manutenção, no motor principal de estibordo, o motor principal de bombordo, para o lado do porto, foi mantido em espera, para manter uma distância segura da ilha", explica-se.

O Columbian Cruise Services (CCS) disse ainda que "logo após a meia-noite" de segunda-feira (5h00 de terça-feira em Lisboa), "o cruzeiro foi abordado por um navio da Marinha venezuelana que por rádio questionou as intenções" da sua presença "e deu a ordem para o acompanhar" até Porto Moreno, na ilha venezuelana de Margarita.

"Como o RCGS RESOLUTE navegava em águas internacionais, o capitão queria reconfirmar esse pedido específico, que resultava num sério desvio da rota programada do navio, com a empresa DPA", afirma-se.

Enquanto "o capitão contactava o escritório central, foram feitos disparos de pistola" e o barco da Marinha venezuelana "aproximou-se do lado de estibordo a uma velocidade de 135° e colidiu deliberadamente" com o cruzeiro.

"A embarcação da Marinha continuou golpeando o arco de estibordo, numa aparente tentativa de fazer virar a cabeça do cruzeiro em direção às águas territoriais da Venezuela", acrescenta-se na mesma nota.

Segundo a CCS, embora o cruzeiro "tenha sofrido danos menores, que não afetaram a sua navegabilidade, a embarcação da Marinha sofreu graves danos, ao fazer contacto com a proa bulbosa reforçada para o gelo" do RCGS RESOLUTE - cruzeiro que faz expedições para o gelo -, "e começou a entrar água".

O cruzeiro esteve pronto a apoiar, permanecendo mais de uma hora nas proximidades do local "e contactou o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) do Curaçau, organismo internacional que supervisiona todas as emergências marítimas", garantiu.

"Todas as tentativas de contatar as pessoas a bordo da embarcação da Marinha não tiveram resposta", assegura-se no comunicado.

A empresa disse ainda que só retomou a navegação depois de receber instruções "do MRCC para continuar e de que não era necessária assistência adicional".

O Ministério da Defesa da Venezuela anunciou na terça-feira que um navio da Marinha venezuelana naufragou na segunda-feira após uma colisão com o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute", a norte da ilha de La Tortuga, localizada a 181 quilómetros a nordeste de Caracas. Pelas 00h45 de segunda-feira (5h45 em Lisboa), a lancha da Guarda Costeira "Naiguatá GC-23" realizava "tarefas de patrulhamento marítimo" no mar territorial venezuelano, quando "foi atingido pelo navio de passageiros 'Resolute' (122 metros de comprimento e 8.300 toneladas de deslocamento), de bandeira portuguesa".

A colisão ocorreu quando a embarcação da Marinha "fazia um procedimento de controlo de tráfego marítimo, o que gerou danos de grande magnitude" no barco da Guarda Costeira venezuelana, explica-se no comunicado.

Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela comunicou o sucedido à embaixada de Lisboa em Caracas, através de uma nota verbal.

Na terça-feira o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" de ter realizado um ato de "terrorismo e pirataria" contra o navio da Marinha venezuelana e pediu uma investigação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antero
    02 abr, 2020 Piracicaba 11:03
    Nao sei quem estara a falar verdade neste caso mas parece-me que houve um exagero inicial deliberado por parte da Venezuela. E facil falar antes de toda a gente e sem contraditorio dentro do Pais. Mas fora dele a coisa torna-se muito diferente. Se nao fosse quem e ate diria que o capitao do cruzeiro deveria ter tido cuidado, mas como o Maduro tem serios problemas com a verdade duvido que neste caso tenha qualquer razao. Os metodos de Faroeste podem funcionar na Venezuela mas fora dela existe uma coisa chamada equilibrio. Mesmo assim veremos o que falta aqui na verdade dos factos

Destaques V+