Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Câmara da Régua assegura transporte a doentes com Covid-19

02 abr, 2020 - 15:02 • Olímpia Mairos

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde, há nove casos confirmados de Covid-19 no concelho.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara do Peso da Régua afirmou esta quinta-feira que tem vindo a “constatar a dificuldade de muitas pessoas, sobretudo, idosas e fragilizadas” em se se deslocarem às unidades de saúde, quer seja ao centro de saúde ou ao hospital e, mais recentemente, aos centros de rastreio de Covid-19” e para ultrapassar essa dificuldade decidiu disponibilizar transporte gratuito.

“Face a estas necessidades urgentes, a Câmara Municipal reuniu com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua e, em conjunto, decidiram que, a partir de hoje, os Bombeiros farão o transporte das pessoas que se encontram nestas condições, assegurando-lhes, desta forma, o acesso aos cuidados de saúde”, informa a autarquia reguense.

As despesas relacionadas com os transportes serão suportadas, integralmente, pela autarquia.

Todos os agendamentos de transporte deverão ser tratados através da linha de apoio psicossocial, cujo número de telemóvel é 926 661 286.

A Câmara do Peso da Régua assegura que “não irá deixar ninguém entregue a si próprio, a correr risco de vida, porque é nossa obrigação estar mais próximo de todos, proteger os mais frágeis e sem recursos”.

“Este é um caminho difícil e muito exigente, que obriga a que estejamos atentos a todos, por forma a evitar que se repita, no nosso concelho e no nosso país, episódios fatais como os vividos noutros países, porque as autoridades competentes não chegaram a tempo de prestar auxílio às suas gentes”, alerta a autarquia.

A Câmara Municipal da Régua insiste que “esta é uma missão que deve contar com o empenho de todos” e apela a “quem possa ter conhecimento de pessoas que se encontrem em situações difíceis, que possam, sobretudo, colocar em risco a sua saúde”, que entrem em contacto com a autarquia.

“Estamos juntos e juntos nos manteremos até ao fim deste grande desafio, em que queremos que prevaleça a saúde e bem-estar de todos”, sublinha o município reguense.

Testes feitos em lar deram negativo

A autarquia da Régua informa que deram “negativo” todos os testes efetuados a utentes e funcionários de um lar em Sedielos, realizados após um colaborador ter testado positivo.

“É negativo o resultado dos testes efetuados a todos os utentes e funcionários afetos ao Lar de Terceira Idade da Associação Santa Maria de Sedielos”, faz saber a autarquia.

A Câmara Municipal do Peso da Régua avançou com a realização de testes de rastreio naquela instituição, após o primeiro caso de contágio tendo a pessoa infetada sido isolada.

“Esta rápida intervenção permitiu controlar o contágio neste Lar e salvaguardar a saúde e o bem-estar de todos os que ali vivem”, assinala a autarquia.

A Câmara Municipal do Peso da Régua promoveu a realização de testes de rastreio à Covi-19 aos utentes e funcionários de todas as unidades de Lares de Terceira Idade existentes no concelho, “não se registando até ao momento qualquer caso positivo”.

A autarquia reguense abriu no dia 25, no Hospital D. Luiz I, um centro de rastreio onde “já foram feitos testes a profissionais de saúde, que prestam serviço em Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, com valência de lar para idosos”.

No Peso da Régua, segundo o último boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde, há nove casos confirmados de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+