Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. Três mil milhões de pessoas no mundo não conseguem lavar as mãos

02 abr, 2020 - 14:49 • Ana Rodrigues

Duas em cada cinco pessoas no mundo não têm acesso a água potável ou sabão para poder lavar as mãos, uma das formas mais básicas de proteção contra a propagação do novo coronavírus.

A+ / A-
Veja também:

Duas em cada cinco pessoas no mundo, ou seja, três mil milhões de pessoas, não têm acesso a água potável ou sabão para lavar as mãos, segundo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Numa altura em que se pede a lavagem frequente das mãos como forma de evitar o contágio do novo coronavírus, surgem estes números bem elucidativos de como a água é um recurso que não está acessível a todos.

Destes três mil milhões de pessoas, 1,6 mil milhões têm acesso limitado a água e sabão e 1,4 mil milhões simplesmente não têm acesso.

Em África morrem, em média, mais de 100 pessoas por hora devido a doenças associadas ao consumo de água contaminada, falta de higiene ou de instalações sanitárias.

Os mesmos dados apontam que 900 milhões de crianças não têm água ou sabão nas escolas, ou seja, cinco em cada 10 escolas não disponibilizam sabão e água aos alunos.

Por outro lado, 40% das infraestruturas de saúde não estão equipadas para permitir a lavagem frequente nem têm desinfetante para as mãos.

Nos países em desenvolvimento, quase três quartos das pessoas não têm onde lavar as mãos e na África Ocidental um terço da população vivem sem instalações sanitárias em casa.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria da Conceição
    02 abr, 2020 Lisboa 16:47
    Talvez não fosse má ideia fazer um vídeo sobre a lavagem das mãos, com sabão azul e branco, numa casa de banho de família classe média baixa, em que ensinassem a lavar a torneira manual, antes de a fechar. Para alguns portugueses o papel é um luxo e são capazes de não o fazer (não há papel, não há lavagem de torneira). Intercalar as duas hipóteses no mesmo vídeo não deve ser difícil! Todos os anos, na altura da gripe, aviso sobre isto ...

Destaques V+