Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Comissão Europeia quer criar fundo de 100 mil milhões para garantir empregos

02 abr, 2020 - 11:46 • Lusa

O objetivo é suportar esquemas de apoios temporários ao emprego e preservar postos de trabalho, durante a crise criada pela pandemia do novo coronavírus.

A+ / A-
Veja também:

A Comissão Europeia propôs, esta quinta-feira, a criação de um fundo de 100 mil milhões de euros para empréstimos aos Estados-membros. O objetivo é suportar esquemas de apoios temporários ao emprego e preservar postos de trabalho, durante a crise criada pela Covid-19.

Em causa está o "novo instrumento de apoio temporário para mitigar os riscos de desemprego em caso de emergência, o SURE, que foi projetado para ajudar a salvaguardar postos de trabalho e trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus", indica o executivo comunitário.

O propósito é "prestar assistência financeira, sob a forma de empréstimos concedidos em condições favoráveis pela UE aos Estados-membros, até um total de 100 mil milhões de euros". A Comissão Europeia explica que estas verbas visam ajudar os países a "lidar com aumentos repentinos da despesa pública para preservar o emprego".

Para isso, Bruxelas conta um total de 25 mil milhões de euros em garantias voluntárias dos Estados-membros, através do orçamento comunitário, como forma de alavancar este fundo.

"Especificamente, estes empréstimos ajudarão os Estados-membros a cobrir os custos diretamente relacionados com a criação ou extensão de instrumentos nacionais de trabalho de curta duração e outras medidas semelhantes adotadas para os trabalhadores por conta própria como resposta à atual pandemia de coronavírus", precisa a Comissão Europeia.

"Mitigar os efeitos da recessão"


Em videoconferência de imprensa, em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, frisou este é um instrumento que "pode mitigar os efeitos da recessão, mantém as pessoas empregadas e torna mais revigorante o regresso das empresas à atividade normal".

"O SURE pode apoiar todos os Estados-membros que o desejem", adiantou.

Para avançar, esta proposta terá de ter aval dos países da UE, sendo que será discutida ao nível do Eurogrupo.

Também esta quinta-feira, Bruxelas anunciou apoios para os pescadores e agricultores, proporcionando uma utilização mais flexível do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+