Tempo
|
A+ / A-

Voo de repatriamento de professores em Timor-Leste “nos próximos dias”

01 abr, 2020 - 08:30 • Lusa

Aguardam-se apenas “autorizações de escala e sobrevoo de alguns países”. Alguns professores escolheram não voltar a Portugal.

A+ / A-
Veja também:

A Embaixada de Portugal em Timor-Leste informou, esta quarta-feira, que é esperado “nos próximos dias”, em Díli, um voo para transportar professores, cooperantes e outros cidadãos portugueses no país, para Lisboa.

A informação sobre o voo foi comunicada por email aos portugueses, que já confirmaram a sua vontade de partir, segundo a mensagem a que a agência Lusa teve acesso. O email informa as pessoas que já estão inscritas para o voo – mais de 200 – que a viagem deverá acontecer “nos próximos dias”. Aguardam-se apenas “autorizações de escala e sobrevoo de alguns países”.

Os viajantes devem estar preparados “para partir em breve". "Serão informados assim que o voo saia de Lisboa, de modo a que possam ultimar os preparativos, evitando por outro lado que, quem se encontre fora de Díli, se desloque com demasiada antecedência”, refere a embaixada.

No email, é explicado que o voo é comparticipado em 50%, pelo que cada passageiro terá que pagar 1.300 euros “mediante um compromisso de reembolso”. Para isso, terá de assinar um documento em que garante o pagamento ao Estado, por transferência bancária.

Alguns professores escolheram não regressar


A 28 de março, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação portugueses anunciaram, em comunicado conjunto, a operação de transporte aéreo, para regresso temporário a Portugal, de professores sem atividades letivas presenciais.

Fontes dos vários projetos em curso confirmaram à agência Lusa que nem todos os professores destacados em Timor-Leste querem regressar. Nesses casos, a oportunidade de utilizar o voo foi oferecida a outros cooperantes no país e, posteriormente, a outros cidadãos portugueses que pediram apoio consular, mas segundo vários critérios, inclusive estado de saúde.

A informação mais recente indica que já confirmaram a sua vontade de partir cerca de 90 dos 135 professores destacados nos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), um projeto lusotimorense espalhado por todos os municípios do país.

Somam-se 48 dos 66 professores em mobilidade e de contratação local na Escola Portuguesa de Díli, mais os seus familiares e acompanhamentos, num total de 61. Aproveitam ainda um número reduzido de outros cooperantes e seus familiares.

Até ao momento, a Embaixada de Portugal não confirmou o total de lugares do avião, nem a data prevista de partida de Timor-Leste.

Alguns portugueses, incluindo, pelo menos, duas professoras do projeto CAFE, viajaram no fim de semana, em voo comercial, para Bali, de onde poderão partir, em breve, com outras ligações aéreas para Portugal.

Timor-Leste, onde residem um total estimado de cerca de mil portugueses, tem um caso confirmado de Covid-19 e está em estado de emergência desde sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+