Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Segurança infantil. Conselhos para manter as crianças longe dos perigos domésticos

01 abr, 2020 - 10:00 • Carla Fino

Numa altura em que muitas famílias que se vêem confinadas às suas casas, devido à pandemia do novo coronavírus, o risco de acidentes é real.

A+ / A-
Veja também:

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) lança um conjunto de recomendações para evitar os acidentes domésticos, numa altura em que muitas famílias que se vêem confinadas às suas casas, devido à pandemia do novo coronavírus.

O risco de acidentes é real, refere Sandra Nascimento, presidente da APSI, em declarações à Renascença. "Face a este contexto muito específico em que vivemos, é importante que as famílias possam fazer a avaliação do espaço que têm em casa”, alerta. Apesar de ser um espaço familiar no qual as pessoas se sentem bem, “é preciso um certo olhar, mais distante, e tentar perceber quais são os riscos, e qual é o risco de acidente real que existe em casa”.

Uma das recomendações da presidente da APSI tem a ver com as quedas, situação muito frequente quando a atenção é reduzida. Agora que as atenções estão divididas entre trabalho e responsabilidades domésticas, as falhas, por vezes, acontecem. Sandra Nascimento recomenda, por isso, “verificar que não têm móveis, brinquedos, outros elementos, quer nas varandas quer nas janelas, que as crianças possam usar, por exemplo para trepar, empoleirar ou debruçar, pois é muito fácil elas caírem”.

Há que também não esquecer fechar as portas e janelas, guardar os produtos de limpeza quando já não é necessário e naturalmente na cozinha, evitar manusear líquidos quentes quando os mais pequenos estão por perto.

Aproveitar a necessidade das crianças de se sentirem crescidas

É, normalmente, na cozinha que as crianças mais velhas gostam de ajudar e sentir-se úteis.

Sandra Nascimento considera que esta pode ser uma excelente oportunidade para ensiná-los a ter algumas regras de segurança: “As mais velhas estão sedentas e aceitam muito bem normalmente o desafio para participar nas tarefas domésticas, o que é óptimo e é uma maneira de elas estarem ocupadas e participarem nesta nova dinâmica da família."

É importante, por isso, aproveitar estas novas dinâmicas e esta oportunidade para as ensinar a adoptar um comportamento seguro.

A responsável dá exemplos. “Usar uma faca para partir um alimento, usar pequenos electrodomésticos, acender um fósforo. Nos seus cuidados pessoais, por exemplo, secar o cabelo no quarto, utilizar um tapete anti-derrapante, não sobrecarregar as fichas eléctricas, com toda a panóplia de ‘gadgets’ que naturalmente estão a ser utilizados ainda mais agora do que é habitual. No fundo, é aproveitar com elas e identificar os perigos e o que elas podem fazer, que comportamento devem adoptar", explica.

Algumas dicas da Associação para a Promoção da Segurança Infantil, para ensinar as crianças a ajudar nas tarefas domésticas em segurança, numa altura em que a pandemia da Covid-19 obriga os pais a ficar em casa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+