Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Famílias “desesperadas” querem apoio do Estado para teletrabalho a meio tempo

01 abr, 2020 - 19:44 • Teresa Almeida , Cristina Nascimento

Associação de Famílias Numerosas já apresentou pedido ao Governo, mas até agora ainda não obteve resposta.

A+ / A-

Veja também:


A Associação de Famílias Numerosas apresentou um pedido ao Governo para que as famílias que estão em casa com os filhos em regime de teletrabalho possam passar a tempo parcial, beneficiando de apoio do Estado.

Pouco tempo depois do primeiro caso de coronavírus em Portugal, as escolas fecharam e muitas famílias tiveram de reinventar o seu quotidiano.

Em declarações à Renascença, a secretária-geral da associação, Ana Cid Gonçalves, diz que há muitas famílias desesperadas a tentar conciliar o trabalho com tomar conta dos filhos.

“Temos muitas famílias completamente assoberbadas, já a entrar em situações de grande pressão psicológica, porque temos famílias em casa em que os pais têm que trabalhar a tempo inteiro”, descreve.

Ana Cid Gonçalves dá o exemplo de uma família “em que a mãe é profissional de saúde, tem que ir trabalhar e o pai tem que ficar a trabalhar a tempo inteiro e tem de ficar com três crianças, duas das quais muito, muito pequeninas”. “Ele não está a conseguir trabalhar”, acrescenta.

“Mesmo famílias com dois filhos é completamente impossível pedir-lhes que trabalhem a tempo inteiro e que em simultâneo estejam a tomar conta das crianças e a acompanhar o seu percurso escolar”, refere.

Para minimizar as dificuldades, a associação propõe que o Estado apoio as famílias, sobretudo as que têm filhos mais pequenos e as famílias com mais do que um filho.

“É vital que se possa implementar uma medida de redução do horário de trabalho do pai ou da mãe ou de ambos, em consonância com as entidades patronais, com uma compensação do Estado”, defende Ana Cid.

A associação garante que já fez chegar esta proposta, mas que até ao momento ainda não teve resposta. “As famílias estão sem resposta nenhuma”, sublinha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril, sendo que nesta quarta-feira já foi dada indicação de renovação do estado de emergência.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+