Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não vão os fieis à igreja, vai ela até à rua deles". Pároco de Moscavide leva esperança com imagem de São José no carro

31 mar, 2020 - 13:40 • Liliana Monteiro (texto), Sofia Freitas Moreira (Edição Vídeo), Paróquia de Moscavide (Imagens)

Pároco de Moscavide leva esperança com imagem de São José no carro. Com os fiéis obrigados a ficar em casa a paróquia de Moscavide decidiu inovar para fazer chegar a fé e a oração mais perto de todos os que estão em isolamento. Padre andou de carro pelas ruas com imagem de São José e promete fazer o mesmo com imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A+ / A-
Moscavide, uma paróquia onde se reinventa a forma de viver a fé e de chegar a quem está só
Moscavide, uma paróquia onde se reinventa a forma de viver a fé e de chegar a quem está só

Veja também:


O padre José Fernando, pároco de Moscavide, adotou, por estes dias, formas diferentes de levar a oração e a esperança a quem vive naquela zona da freguesia. O objetivo, diz, é que ninguém se sinta longe de Cristo neste tempo difícil em que não se pode ir à igreja.

"Na passada quinta feira, dia do pai, coloquei a imagem de São José no tejadilho do carro e andei a pedir que as pessoas ficassem em casa, se protejam a eles e aos outros. Invoquei a proteção de Deus para todos e para que nos livre da pandemia o quanto antes", conta, confesando que que não conseguiu ficar parado perante esta situação.

A ideia "é cortar com a solidão". "Vou dentro do carro levo a aparelhagem sonora e falo: 'força, coragem, vamos vencer isto, juntos somos mais fortes!’", exemplifica.

Conhece bem os que ali residem, há muitos idosos, e fica "preocupado e com receio de muitos poderem morrer da solidão". "Estou a pensar ir por aí nas ruas, à tarde, e levar a imagem de Nossa Senhora e cânticos de Fátima", diz.

Chegar às pessoas por via digital

Mas este padre tem feito mais para chegar aos paroquianos: "Tenho procurado dirigir todos os dias uma palavra à comunidade através do e-mail, a acólitos, leitores, cantores, ministros extraordinários da comunhão, conselho pastoral e, através deles, chegar o mais longe possível. Depois temos o facebook onde colocamos todos os dias uma palavra de conforto tão necessária nos dias de hoje".

A igreja, afirma, não está só entre quatro paredes. O padro José Fernando quer "que as pessoas sintam que não estão sozinhas e que o pastor está com elas". "Mesmo não vindo à igreja, ela vai ao encontro delas. A igreja são todos os batizados e ela está onde está cada um deles", acrescenta.

As missas, essas, deixaram de existir tal como eram conhecidas, abertas ao público, mas o padre José Fernando continua a celebrar só não tem a habitual assistência, "porque o sacerdote quando celebra, celebra para o povo de Deus, mesmo que, nestas circunstâncias, não esteja fisicamente ninguém".

Até o terço já se pôde escutar na rua em frente à igreja de Moscavide: "Colocámos o Rosário a partir da Rádio Renascença, tínhamos uma coluna em frente à torre da igreja e estivemos todos a rezar. Foi bonito ver as pessoas a rezar à janela".

E porque é preciso agradecer o que muitos portugueses estão a fazer pelo bem comum, "todos os dias os sinos tocam as 22h". "É um aplauso a todos os que trabalham para minorar o sofrimento das pessoas, seja em que área fôr. Depois tocam o Hino Nacional e terminamos com oração do Pai Nosso e a benção. Há muita gente que vem à janela aplaudir", completa.

Quando o isolamento foi aconselhado, a paróquia rapidamente se organizou para continuar a ajudar todos aqueles que frequentavam o Centro Social. As refeições continuam a ser entregues a vários idosos, família e crianças. "Estamos a servir almoços todos os dias. São 66 as famílias apoiadas, ao todo 157 pessoas e destas 48 são crianças", contabiliza.

O padre José Fernando não tem dúvidas de que "são tempos muito bonitos que nos ajudam a viver a comunhão e solidariedade junto do outro. É um tempo rico para repensar a nossa vida, as nossas relações. Pode ser um tempo de crescimento e vai ajudar a ver a vida, certamente, de forma diferente".

Moscavide, uma paróquia onde se reinventa a forma de viver a fé e de chegar a quem está só, em isolamento, no combate à Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+