Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Padre português no Brasil critica "comportamento bizarro e egocêntrico" de Bolsonaro

31 mar, 2020 - 15:58 • Henrique Cunha

Alfredo Gonçalves e Joaquim Fonseca são dois sacerdotes portugueses no Brasil. Encaram com enorme preocupação e estupefação a posição “negacionista” do Presidente Jair Bolsonaro em relação ao coronavírus. Não passa de uma “gripezinha”, chegou a declarar o chefe de Estado sobre a pandemia que já provocou quase 40 mil mortes em todo o mundo.

A+ / A-

Veja também:


É difícil saber, por estes dias, o que “mais assusta a população brasileira que hoje ainda preserva um mínimo de bom senso”: se o coronavírus, ou “o comportamento bizarro e egocêntrico do Presidente Bolsonaro”. As palavras são do padre português Alfredo Gonçalves, que está no Brasil há mais de 50 anos, critica de forma veemente o comportamento do Presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pela Covid-19.

Nas palavras do sacerdote missionário scalabriano, uma congregação que se dedica ao trabalho com as migrações, e assessor para a mobilidade humana da Conferência Episcopal Brasileira, o Presidente brasileiro está a “agir na contramão das orientações da Organização Mundial de Saúde, dos especialistas em infeciologia e de seu próprio governo”.

Num texto partilhado com a Renascença, o padre Alfredo Gonçalves diz que “temos o vírus Covid-19, devidamente coroado mas ameaçador, depois, vem o vírus da crise socioeconómica e, por fim, o vírus de uma atitude desdenhosa e debochada por parte de quem, no combate ao inimigo invisível, deveria estar à frente do comando e, em lugar disso, fala de histeria, procurando criar, cultivar e incentivar, direta ou indiretamente, uma inimizade visível contra os poderes democráticos instituídos”.

E o sacerdote pergunta se “são três vírus ou um vírus de três cabeças?” Para concluir que são “três vírus que se fundem em um só: o vírus de um modo de produção neoliberal que, movido pelo lucro e a acumulação de capital, extrai e explora até a última gota de seiva, de suor e de sangue tanto os bens que a natureza nos proporciona, quanto a mão-de-obra humana”.

Na mesma linha, o padre Joaquim Fonseca, missionário comboniano português em missão em Santa Rita, na periferia de Paraíba, diz que a população está confusa face à contradição entre o que dizem as autoridades de saúde e aquele que é o pensamento do Presidente brasileiro.

Para o sacerdote, “Jair Bolsonaro é que parece que apanhou um vírus diferente na cabeça e a vida das pessoas, para ele, parece que não conta muito”.

No ponto de vista do padre Joaquim Fonseca, Bolsonaro aparenta desprezar “aquilo que diz a Organização Mundial de Saúde, e aquilo que dizem os próprios médicos aqui no Brasil".

A Conferência Episcopal Brasileira já criticou "as vozes imprudentes que vão contra as orientações da Organização Mundial de Saúde" no caso da Covid -19.

Os bispos brasileiros juntaram o seu protesto contra o Presidente Jair Bolsonaro a um conjunto de entidades como a academia brasileira de ciências, e a associação brasileira de imprensa para o progresso e ciência.

Na nota alertam para "o perigo da desinformação que parte do próprio poder público", sendo "uma grave ameaça à saúde de todos os brasileiros”.

O Brasil tem, até agora, 167 mortos e 4.681 casos confirmados de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    01 abr, 2020 aldeia 10:30
    Uma criatura que nunca deveria estar a liderar um país!......mas foi eleito..........

Destaques V+