Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Veja o número de casos de Covid-19 em Portugal por concelho. Há 3 novas entradas na lista da DGS

31 mar, 2020 - 13:01 • Joana Gonçalves

Dados da Direção-Geral da Saúde revelam apenas 78% dos casos notificados, por falta de "informação fidedigna". Depois de admitir duplicações na contagem de casos no Porto, DGS passará a apresentar apenas os dados do SINAVE, o sistema nacional de vigilância epidemiológica, no boletim diário.

A+ / A-

Dados divulgados esta segunda-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 135 concelhos com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19. São menos 16 do que no dia anterior.

A explicação para este decréscimo prende-se com o facto de terem ocorrido duplicações na contagem do número de casos confirmados no boletim da passada segunda-feira.

Segundo esclarece a DGS à Renascença, no método de contagem anterior "são utilizados dados reportados pelas ARS por concelho e, quando ainda não estão registados, são utilizados os do SINAVE, tal como é referido na nota metodológica". "Logo, o universo pode ser, indevidamente, maior do que o número de casos, por dupla contagem", admite.

A partir de hoje, e mesmo sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias, a DGS irá passar a disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica.

Há, no entanto, três concelhos que se juntam à lista da DGS - Vila Nova de Poiares, Góis e Tavira, cada um com três casos confirmados de infecção com Covid-19.

Lisboa (505) ultrapassa, assim, o Porto (467), seguido de Vila Nova de Gaia (338), Gondomar (298), Maia (293) e Matosinhos (273).

Vila Nova de Famalicão e Gondomar são os dois concelhos que registam maior aumento no número de casos de Covid-19, ambos com mais 22 infetados nas últimas 24 horas.

Casos confirmados de Covid-19 em Portugal por concelho

No balanço diário desta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde confirma 160 mortes e 7.443 casos de infeções confirmadas (mais de mil em 24 horas).

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24h00 de segunda-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (83), seguida da região Centro (40), da região de Lisboa e Vale do Tejo (35) e do Algarve, que hoje regista dois mortos.

Das 160 mortes, 97 tinham mais de 80 anos, 38 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 17 entre os 60 e os 69 anos, seis entre os 50 e os 59 anos e dois óbitos entre os 40 aos 49 anos.

O boletim revela que há 4.610 a aguardar o resultado das análises laboratoriais e que 19.260 estão sob vigilância.

Nesta altura estão hospitalizadas 627 pessoas, das quais 188 estão nos cuidados intensivos.

Na segunda-feira, a diretora-geral da Saúde informou que iria ser debatida a possibilidade de impor uma cerca sanitária no Grande Porto, devido ao elevado número de casos confirmados de Covid-19. A resposta dos autarcas foi de surpresa perante as declarações de Graça Freitas e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, deixou de reconhecer autoridade à diretora-geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+