Tempo
|
A+ / A-

Embaixada da Ucrânia informada que cidadão morreu no aeroporto por “problemas epiléticos”

31 mar, 2020 - 09:17 • Redação

O SEF já tem um novo Diretor de Fronteiras de Lisboa, após a demissão da estrutura anterior, que foi forçada pela detenção de três inspetores, suspeitos do homicídio de um homem no aeroporto de Lisboa.

A+ / A-

A embaixada ucraniana em Lisboa recebeu um email do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a comunicar a morte de Igor, de 40 anos, por “problemas epiléticos” no Aeroporto de Lisboa.

Segundo o “Diário de Notícias”, o email foi enviado no final da noite de 12 de março, quinta-feira, um dia depois de a embaixada ter recebido uma notificação sobre a recusa de entrada desse mesmo cidadão e da sua ordem de deportação.

“No dia 13 de manhã ligámos para o inspetor que enviou o e-mail a perguntar o que sucedera. Disse-nos que ele tinha tido problemas epiléticos e tinha ido para o hospital por esse motivo e que já de regresso ao aeroporto tinha sido preciso chamar o INEM e morrera quando estavam a tentar salvá-lo. Quando quisemos saber por que motivo não nos tinham comunicado a ida ao hospital, não nos responderam”.

Nestas declarações ao jornal, o cônsul reconhece que a lei não obriga o SEF a informar a embaixada de que um cidadão naquelas circunstâncias teve necessidade de cuidados médicos, mas usualmente outras autoridades pedem a colaboração da embaixada.

O alegado crime terá sido cometido nas instalações do Centro de Instalação Temporária, no aeroporto de Lisboa, no passado dia 12, após a vítima ter supostamente provocado alguns distúrbios no local, de acordo com a PJ.

Os três funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de serviço à altura dos factos foram detidos por suspeita do homicídio, tendo ficado em prisão domiciliária.

SEF já tem um novo Diretor de Fronteiras de Lisboa

Devido a este alegado homicídio, o diretor e o subdiretor da Direção de Fronteiras de Lisboa do SEF cessaram funções.

Horas depois da demissão da estrutura anterior, provocada pelo caso, o Ministro da Administração Interna nomeou um substituto. A Renascença apurou que recorreu a alguém com quem trabalha de perto – o oficial de ligação do SEF junto do ministério, cargo que já ocupa há quase quatro anos.

Trata-se do inspetor coordenador Fernando Parreiral da Silva, que já foi precisamente diretor de Fronteiras de Lisboa.

Entretanto, o Governo abriu um inquérito à Direção de Fronteiras de Lisboa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na sequência da detenção dos três elementos daquele serviço em funções no aeroporto por suspeitas de homicídio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+