Tempo
|
A+ / A-

​Bragança exige a realização de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do distrito

31 mar, 2020 - 15:28 • Olímpia Mairos

“Até ao momento, o distrito de Bragança não possui um centro de testes de doentes Covid-19, tendo apenas uma unidade móvel de colheita de amostras”, alerta o autarca de Bragança.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara Municipal de Bragança exige aos Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a realização imediata de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do distrito.

O presidente da autarquia, Hernâni Dias, sustenta a posição na “evolução epidemiológica da Covid-19 no Distrito de Bragança,” que “regista aumentos significativos, nomeadamente no universo de pessoas idosas, não se conseguindo perceber a verdadeira realidade, por falta de testes” e alerta o Governo para a realidade do distrito com “um índice de envelhecimento superior à média nacional”.

De acordo com os últimos dados do INE, reportados ao ano de 2018, a NUT Alto Trás-os-Montes é a segunda mais envelhecida do país, com um índice de envelhecimento de 301,6, sendo a média nacional de 159,4 e da região Norte de 159,6.

Os concelhos do distrito de Bragança têm um índice de envelhecimento superior à média nacional, sendo que em 8 dos 12 concelhos deste distrito esse índice situa-se entre os 330,4 e os 596,8 (o sexto mais envelhecido de Portugal).

O autarca acrescenta ainda que, “até ao momento, o Distrito de Bragança não possui um centro de testes de doentes Covid-19, tendo apenas uma unidade móvel de colheita de amostras, que são encaminhadas para o Hospital de S. João, implicando atrasos no conhecimento dos resultados, (chegando a 72 horas) e revelando-se insuficiente para as necessidades do distrito”.

A autarquia de Bragança defende que “o Governo deve assegurar de imediato a realização de testes nos territórios mais envelhecidos e vulneráveis à Covid-19, por forma a evitar a perda de vidas e a propagação do vírus, dando, desse modo, um contributo positivo nesta pandemia que afeta todos, mas de forma mais alarmante os territórios de baixa densidade.

A tomada de posição da autarquia de Bragança surge na sequência do anúncio do Governo da realização de testes de despiste da doença, desde segunda-feira, em todos os lares de idosos dos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+