Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

Autoridades de saúde nos Açores estabelecem cordão sanitário na Povoação

29 mar, 2020 - 18:10 • Cristina Nascimento com Lusa

Diretor regional de Saúde diz que "há uma clara transmissão local" de coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades de saúde regionais dos Açores decidiram implementar um cerco sanitário no concelho da Povoação, em São Miguel, este domingo.

"Em São Miguel há uma clara transmissão local e dado o número de casos que foram identificados irá ser estabelecido um cordão sanitário no concelho da Povoação para melhor contermos a comunidade e fazermos a identificação dos contactos próximos e a respetiva colheita de amostras biológicas", explicou o diretor-regional de Saúde, Tiago Lopes.

O cordão sanitário, frisou o responsável, tem como objetivo "conter a população de forma a identificarem-se todos os contactos próximos".

Este domingo, foram detetados mais 15 casos positivos de covid-19 em quatro ilhas da região: seis casos em São Miguel, dois na Terceira, cinco no Pico e dois no Faial.

No caso de São Miguel, a ilha mais populosa, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo masculino, de 38 e 47 anos, e quatro indivíduos do sexo feminino, três entre 19 e 33 anos e um com 80 anos.

Deste grupo, quatro casos “têm história de viagem recente ao exterior da região”.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+