Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Las Vegas transforma parque de estacionamento em centro de acolhimento para sem-abrigo

31 mar, 2020 - 10:53 • Sílvio Vieira

Solução muito criticada pelas condições oferecidas. Criação deste espaço temporário surgiu depois de um centro de acolhimento ter fechado, devido a um caso positivo de Covid-19. Autoridades marcaram o asfalto para que as pessoas durmam a uma distância segura.

A+ / A-

Um parque de estacionamento de Las Vegas, no estado do Nevada nos Estados Unidos, foi transformado num centro de acolhimento temporário para sem-abrigo, mas a medida está a ser muito criticada, devido às condições disponibilizadas a quem ali se resguarda.

As pessoas dormem no asfalto do parque a céu aberto. O alcatrão foi pintado e há uma grelha de espaços que determina a área que deve ser ocupada por cada pessoa e a distância entre elas, para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. Inicialmente, foram colocados tapetes de ginástica, mas as dificuldades para os desinfetar obrigaram à sua recolha. Foram requeridos colchões laváveis, mas não havia disponibilidade.

Quando foram publicadas fotografias do espaço, as redes sociais foram inundadas por críticas às condições oferecidas pela cidade aos sem-abrigo. Jace Radke, porta-voz da autarquia de Las Vegas, justificou que a cidade avançou com esta medida temporária, por falta de espaço noutras alternativas.

Cerca de 500 sem-abrigo foram forçados a abandonar o centro de acolhimento “Catholic Charities'”, depois de ali ter sido registado um caso positivo de Covid-19. O espaço está a ser desinfetado, mas por agora a solução para muitos é o parque de estacionamento do Cashman Center, um estádio de basebol e centro de congressos. A possibilidade de albergar os necessitados no interior do espaço também terá sido estudada, mas de acordo com a autarquia o Cashman Center está de reserva para o caso de uma sobrelotação dos hospitais.

Segundo a imprensa norte-americana, mais de uma centena de sem-abrigo já estão a utilizar o parque de estacionamento como local de recolhimento. Em declarações à CNN, David Riggleman, diretor de comunicação da autarquia de Las Vegas, destacou as dificuldades que todo o país tem sentido para lidar com os problemas que vão surgindo devido à pandemia de Covid-19. Riggleman sublinhou que “era necessário encontrar uma solução rápida para esta situação” e agradeceu aos voluntários que ajudaram na conversão do parque de estacionamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+