Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo

visto de bruxelas

Bruxelas mobiliza-se contra a Covid-19

19 mar, 2020 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


A mobilização em Bruxelas contra a pandeia do novo coronavírus passa por duas grandes vertentes: a sanitária (com a UE num papel sobretudo de coordenação) e a económica e social. Poderão vir a ser mobilizados até 37 mil milhões de euros a partir de fundos europeus não utilizados para ajudar os sistemas de saúde, as pequenas e médias empresas e trabalhadores.

A mobilização em Bruxelas passa por duas grandes vertentes:

Primeiro, a sanitária o papel da UE é sobretudo um papel de coordenação. Por exemplo, a iniciativa mais recente, hoje a Comissão Europeia decidiu criar uma reserva estratégica de equipamento médico para apoiar os países da União Europeia.

Outro exemplo: ontem, a presidente Ursula von der Leyen falou com o primeiro ministro chinês e as autoridades de Pequim vão enviar imediatamente máscaras de proteção e testes de despistagem para a Europa. Ainda na vertente sanitária... Bruxelas anunciou esta semana uma verba de 80 milhões de euros ao laboratório alemão que está a trabalhar numa potencial vacina contra o novo coronavírus.

Já na frente económica e social... muitas medidas estão a ser tomadas pelos Estados-membros mas a Comissão fez propostas que tiveram luz verde dos Estados-membros... medidas que passam por mobilizar até 37 mil milhões de euros a partir de fundos europeus não utilizados para ajudar os sistemas de saúde, as pequenas e médias empresas e trabalhadores. Medidas que passa também por flexibilizar as regras do Pacto de Estabilidade para os governos puderam fazer despesa necessária e das regras de ajudas de Estados para empresas em apuros.

Em relação ao anúncio do BCE de comprar ativos, uma porta voz da Comissão disse que a Comissão apoias todas decisões de política monetária que o BCE considere necessárias para mitigar as consequências da atual crise.

O BCE anunciou esse novo programa de compra de activos no valor de 750 mil milhões de euros - títulos de dívida pública, compras a realziar até ao final do ano.

No fundo um anúncio de injecção de dinheiro na economia que foi bem recebido pelos mercados.

É uma das soluções que o bloco europeu tem para enfrentar a crise económica. Na segunda-feira, a seguir à reunião do Eurogrupo, Mário Centeno garantiu que vai ser feito “tudo o que for preciso, e mais, se necessário".

Alguns países - Itália e França- têm pedido mais meios e medidas para esta situação excepcional.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.