Tempo
|
A+ / A-

Verdes e BE propõem ajuda imediata às micro e pequenas empresas

30 mar, 2020 - 18:57 • Dina Soares

Os projetos de lei foram entregues esta segunda-feira na Assembleia da República visam a conceção de apoios estatais para o pagamento de salários bem como medidas excecionais que suspendam pagamento como as propinas ou as residências universitárias.

A+ / A-

Veja também:


O Bloco de Esquerda quer garantir que, relativamente aos meses de março e abril, nenhuma empresa fique sem pagar salários. Para isso, entregou esta segunda-feira na Assembleia da República um projeto de lei que prevê uma injeção direta de capital na economia, sem afetar os cofres da Segurança Social.

Segundo o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, as microempresas teriam um apoio até 5.900 euros por mês, e as pequenas um apoio de até 31.000 euros por mês.

Tendo em conta que a micro e pequenas empresas empregam dois milões e meio de pessoas, o Bloco fez as conta e concluiu que este apoio custaria cerca de 51 milhões de euros, vindo diretamente do Orçamento de Estado, e permitira salvaguardar mais de 90% do tecido empresarial português.

Propõem também a proibição de todos os despedimentos, mesmo o dos trabalhadores precários, a suspensão dos cortes da água, luz e gás, bem do pagamento de propinas e do alojamento nas residências universitárias. A redução dos prazos de acesso ao subsídio de desemprego e ao subsídio social de desemprego. E apoios extraordinários para os trabalhadores independentes e para o setor da cultura.

Verdes também pedem apoios imediatos à economia

Também Os Verdes querem que as medidas de confinamento e de encerramento compulsivo de atividades económicas sejam compensadas com outras que reparem as perdas causadas. Para isso, entregaram igualmente na Assembleia da República um conjunto de projetos de lei destinadas a garantir o emprego, o rendimento das famílias, a manutenção das pequenas e médias empresas e respetivas atividades produtivas desde logo nos setores essenciais.

O partido ecologista propõe que, durante o período de duração das medidas restritivas, seja assegurado o apoio aos pescadores impedidos de irem ao mar. Que sejam aprovadas medidas excecionais relativamente ao pagamento de residências universitárias e propinas. Que sejam prolongados os prazos de validade das licenças de aprendizagem de condução e também que os trabalhadores que prestam o seu trabalho em condições de risco, penosidade e insalubridade recebam um subsídio.

Avança ainda com uma proposta para a suspensão de todos os processos de consulta públicas e apreciação de projetos, e solicita a criação de uma linha gratuita de apoio a pessoas com manifestações ou dúvidas do foro da saúde mental, provocadas pelo isolamento social.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+