Tempo
|
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo

Europa para que te Quero?

UE: Empresas estratégicas à mercê da Covid-19

30 mar, 2020 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


​A Comissão Europeia deixou o alerta: a crise provocada pelo coronavírus pode deixar empresas europeias estratégicas numa situação vulnerável - expostas a investimento de países terceiros. Estamos a falar de empresas por exemplo na área da saúde, investigação médica, biotecnologia e infraestruturas energéticas e que são fundamentais para a segurança da União Europeia.

Ao abrigo dos instrumentos existentes, os 27 podem analisar os investimentos diretos estrangeiros de países terceiros por razões de segurança ou de ordem pública. Por exemplo, a proteção da saúde pública é razão de interesse geral. Neste caso, os Estados-membros podem impor medidas de atenuação ou mesmo impedir um investidor estrangeiro de adquirir uma empresa. Vários países tem ainda regimes nacionais de análise destes investimentos.

Sem comprometer a abertuda da União Europeia ao capital estrangeiro, a Comissão apresentou na semana passada uma série de orientações. Pede aos Estados-Membros que utilizem plenamente os instrumentos de que dispõem para para proteger ativos e tecnologias críticas, evitando a venda generalizada durante a atual crise.

Bruxelas incentiva igualmente a cooperação entre os Estados-membros no que diz respeito aos casos de análise em que os investimentos estrangeiros possam ter impacto no mercado único.

A Comissão sublinha igualmente que em circunstâncias específicas pode ser restringida a livre circulação de capitais a partir de países terceiros, associada à aquisição de participações em empresas da União Europeia.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.