Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Governo de salvação? ​Marcelo acusa Rui Rio de pôr "o carro à frente dos bois"

30 mar, 2020 - 18:06 • Dina Soares

O Presidente da República não quer ouvir falar de cenários políticos futuros. Marcelo defende que é hora de todos se unirem, portugueses e políticos, para enfrentarmos esta crise. Crises económicas “já tivemos muitas”, afirmou, mas uma pandemia nunca.

A+ / A-

Veja também:


Marcelo Rebelo de Sousa não quer ouvir falar de ajustes de contas políticos ou de soluções governativas para o futuro. Em resposta às declarações de Rui Rio sobre a necessidade de um governo de salvação nacional, o Presidente da República afirmou que Rio “está a pôr o carro à frente dos bois.”

Este domingo, em entrevista à RTP, Rui Rio afirmou que, uma vez ultrapassada a crise sanitária e quando a prioridade passar a ser a economia, está convencido de que “a sociedade portuguesa vai ter de debater efetivamente a composição de um Governo de salvação nacional. O Governo que vier - pode ser o mesmo, como é lógico - vai ser sempre de salvação nacional.”

Marcelo considera, por seu turno que o que os portugueses esperam agora dos políticos não são ajustes de contas nem cenários políticos futuros. “Falar agora de um governo de salvação nacional é como falar das presidenciais. É congeminar sobre um futuro longínquo. Temos o governo que temos e o Parlamento que temos. Estar a pensar em quem vai governar no futuro não faz sentido.”

Marcelo mais otimista com o comércio do que com o turismo

O chefe de Estado falava aos jornalistas no final das audiências que manteve com os dirigentes das confederações do Comércio e do Turismo. Relativamente ao comércio, Marcelo agradeceu a todos os que mantêm as suas lojas abertas e mostrou-se otimista. “Os pequenos e médios comerciantes que agora estão fechados, já só pensam em reabrir.” Já em relação ao Turismo, admitiu que o futuro é mais sombrio, porque está quase totalmente parado e porque depende de toda a conjuntura mundial.

Da parte dos responsáveis pelas duas confederações, o Presidente revelou um pedido comum e muito urgente para que possam começar rapidamente a ser aplicadas as medidas aprovadas pelo governo relativamente ao “lay-off” simplificado. “O que eles me disseram é que só assim é que nos próximos meses de abril, maio e provavelmente junho, será possível aguentar os trabalhadores sem despedimentos.”

O segundo semestre deste ano é a data apontada por Marcelo para o início da recuperação económica do país, apesar da já mais que certa “queda monumental do Produto Interno Bruto e da necessidade de reconstrução económica e social.”

Marcelo e Mattarella pedem soluções à Europa

O Presidente falou esta segunda-feira ao telefone com o seu homólogo italiano e, depois de trocarem informações sobre a forma como a pandemia está a evoluir nos respetivos países, ambos concordaram que a solidariedade e a unidade europeia é fundamental para a recuperação económica e que não se pode esperar dois ou três meses para ter respostas europeias no terreno.

Mesmo assim, o chefe de Estado considera que a crise pandémica que agora enfrentamos constitui um desafio maior do que a crise económica. “Das outras já temos tido muitas, mas uma crise como esta é a primeira vez”.

As audiências desta segunda-feira fazem parte do processo de auscultação que o Presidente está a levar aos parceiros sociais e outras entidades relativamente ao prolongamento do estado de emergência.

Amanhã, dia 31 de março, Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se, durante a manhã, no Infarmed, com especialistas. No dia seguinte será a vez do Governo se pronunciar sobre o prolongamento ou não desta situação de exceção, bem como sobre as medidas que devem estar previstas. Durante a tarde, o Presidente da República enviará o seu diploma para a Assembleia da República, a fim de ser debatido e votado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    31 mar, 2020 Coimbra 01:39
    O vitor gomes, é um capacho do rui rio. E os pais não lhe ensinaram as regras da boa educação, ou, ele é burro e de raciocínio lento.
  • José J Cruz Pinto
    30 mar, 2020 Ílhavo 20:50
    Mas o pior que nos poderia acontecer seria de facto termos os bois a empurrar o carro à sua frente (porventura pela ribanceira abaixo).
  • António dos Santos
    30 mar, 2020 Coimbra 20:45
    O palhaço do Rui Rio, está neste momento, grave, que o país, vem agora, querer tomar o poder, que não ganhou nas urnas!!! Não está como lhe é devido, respeitar o povo português. Com esta atitude, este gajo, não tem competência para ser líder dum partido.
  • VITOR GOMES
    30 mar, 2020 PORTO 19:38
    Este senhor Marcelo tem que colocar a viola no saco. Tem de saber cumprir as funções (que não sabe) mantendo a sua imparcialidade às opiniões partidárias. A opinião do Dr. Rui Rio poderá vir a ser discutida no sitio certo, a assembleia da república.!!!!
  • José J Cruz Pinto
    30 mar, 2020 Ílhavo 18:27
    E, se o carro for de facto o País, imagino o País a seguir o seu caminho, deixando os bois para trás, OU ser o País a rebocar os bois para melhor destino.
  • José J Cruz Pinto
    30 mar, 2020 Ílhavo 18:16
    Pois até pode ter razão, mas faltou dizer quais são e onde estão os bois, presumindo eu que o carro será o País.

Destaques V+