Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Face à pandemia de coronavírus, Lisboa abre novo centro de acolhimento para sem-abrigo

29 mar, 2020 - 17:51 • Lusa

O Clube Nacional de Natação terá capacidade para acolher 40 pessoas e estará aberto 24 horas por dia.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara Municipal de Lisboa vai transformar o Clube Nacional de Natação num centro de acolhimento de emergência para as pessoas em situação de sem-abrigo, durante a pandemia da covid-19, que será aberto na terça-feira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o vereador dos Direitos Sociais e da Educação, Manuel Grilo (BE), afirmou que “os espaços da cidade, camarários e não só, têm sido mobilizados de forma ímpar para responder à população mais vulnerável, que vive na rua”.

O Clube Nacional de Natação terá capacidade para acolher 40 pessoas e estará aberto 24 horas por dia.

Depois do Pavilhão Municipal Casal Vistoso, do Pavilhão da Tapadinha e da Casa do Lago, a cidade de Lisboa abre o quarto centro de acolhimento de emergência.

No centro de acolhimento de emergência, as pessoas vão poder aceder a uma triagem de saúde, higiene pessoal, um banco de roupa, dormida e quatro refeições.

Na nota, a câmara alerta que as pessoas não podem escolher o serviço, como, por exemplo, fazer a refeição, adiantando que se trata de uma resposta de conjunto, pelo que só deverá ser “dada de forma integrada e total”.

De acordo com Manuel Grilo, a política de reintegração das pessoas em situação de sem abrigo continuará, após o momento de emergência, com o projeto ‘Housing First’ (projeto de habitação própria).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).

Dos infetados, 486 estão internados, 138 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+