Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Especialista diz que mudança da hora aumenta risco de infeção

29 mar, 2020 - 02:07 • Lusa

Diretor do Centro Europeu do Sono alerta para desequilíbrio no sistema imunitário, maior risco de infeção e aumento da probabilidade de enfarte.

A+ / A-

A mudança da hora aumenta o risco de infeção com covid-19. Quem o diz é o presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, que adverte que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas.

O alerta de Miguel Meira Cruz, também diretor do Centro Europeu do Sono, na altura em que a hora muda. “O risco que as alterações dos ritmos biológicos e do sono têm no desequilíbrio do sistema imunitário e no risco de infeção”.

“Dormir bem, suficiente e a horas certas constituem medidas importantes para um aumento da imunidade e prevenção da doença”, defendeu à Lusa o coordenador da Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Faculdade de Medicina.

O investigador adiantou que “o surto do novo coronavírus que alarmou o mundo durante o último mês reforçou a importância de um aspeto essencial da vida e da prevenção em saúde pública e comunitária: os ritmos biológicos, nomeadamente o ritmo sono-vigília”.

Meira Cruz e Masaaki Miyazawa, imunologista e diretor da Escola de Ciências Médicas da Universidade de Kindai, no Japão, estão a analisar as interações que podem surgir entre o sistema temporal circadiano, o sistema imunitário, a fisiologia do sono e o desenvolvimento e propagação da doença covid-19.

“É indiscutível a importância que assume um relógio interno, mas este, como qualquer outro relógio que nos pretenda antecipar acontecimentos, tem de estar certo e coincidir com a realidade (neste caso, a realidade solar parece ser a mais fiel)”, defendeu.

Neste contexto, alertou para os “riscos do desalinhamento horário” que surgem após a mudança da hora, sobretudo para o horário de verão, e que se traduzem num risco aumentado de enfarte na semana após a mudança.

“Mudar a hora tem sempre um diferencial negativo face à passagem de fusos horários: é que quando mudamos de fuso horário durante uma viagem, o sol acompanha essa mudança, e sendo o sol o nosso principal dador de tempo, mais fácil e rapidamente nos adaptamos ao local de chegada”, explicou.

“Esta é, aliás, uma preocupação atual, dado que, por motivos relacionados com a condição de emergência que atravessamos, as pessoas estão confinadas a um ambiente entre quatro paredes” e muitas delas com pouco acesso à luz natural, um dos principais reguladores do seu tempo interior”.

“No próximo domingo, para aumentar a confusão aos relógios, o horário vai mudar. Continuarão a existir as pessoas para as quais isso significará pouco e continuarão a existir aquelas para as quais isso é de suma importância”, disse, lamentando o facto de as consequências deste risco serem por vezes negligenciadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lena
    29 mar, 2020 Lisboa 11:22
    Realmente para quem fica em casa, grande problema a mudança de hora. Haja paciência para quem gosta de ter visibilidade em alturas criticas.
  • Paulo Fernandes
    29 mar, 2020 Montijo 11:01
    Para quem está em confinamento faz de facto muita diferença, com o adiantar da hora ficamos todos baralhados com a programação da TV, e nem sabemos a que horas devemos começar o jogo do Monopólio, ou sequer ir para o Facebook...
  • mewtwo
    29 mar, 2020 10:27
    Tinha que ser um especialista. Talvez em relógios de cuco. Faîtes vous remplir de mouches.

Destaques V+