Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Américo Aguiar apela à “bondade de coração” de empresários e trabalhadores

28 mar, 2020 - 13:43 • Eunice Lourenço

Bispo auxiliar de Lisboa alerta para necessidade de obedecer às autoridades e salienta papel do Papa Francisco na crise motivada pela epidemia de Covid-19.

A+ / A-

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, apelou neste sábado à “bondade de coração” de empresários e trabalhadores e que colaborem entre si, para que a cruz, que será pesada, o seja menos pesada para todos.

Já no final da missa, o bispo e presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Comunicação Multimédia, lembrou que, ao chegar o fim do mês, é tempo de pagar ordenados. “Se é verdade que quem recebe, recebe sempre pouco e nem sempre no tempo oportuno”, também é preciso lembrar as dificuldades de patrões e empresários, disse D. Américo, pedindo aos trabalhadores que sejam também compreensivos com quem tem de providenciar os bens materiais, em especial nas empresas mais pequenas e nas empresas familiares.

“Se é importante receber o ordenado, também é importante fazer o que estiver ao nosso alcance para que quem tem de o pagar o possa providenciar da maneira mais fácil”, disse D. Américo.

E alertou que, apesar das medidas que o Governo tem vindo a tomar em matéria económica “para que a cruz não seja tão pesada”, é preciso estar consciente de “que é pesada e o é para todos”.

“Apelo aos corações de cada um – dos empresários unipessoais aos que têm milhares de trabalhadores – que, em conjunto, possamos ultrapassar estas dificuldades”, continuou D. Américo, deixando uma profissão de fé na bondade de todos: “Acredito profundamente na bondade de coração dos empresários e que todos colocarão em primeiro lugar as pessoas para que, no meio de tudo isto, o trabalho, as famílias e a sustentabilidade possam ser uma realidade.”

Tempo de obedecer

Na homilia da missa deste sábado, D. Américo tinha já deixado um apelo à obediência ao que as autoridades recomendam.

Fazendo referência à imagem do cordeiro bíblico, manso e obediente, D. Américo disse que é isso mesmo que hoje é pedido a todos, mesmo que cada um ache outra coisa e esteja cansado da situação de confinamento a que está sujeito.

“Temos de ser dóceis na obediência e temos cada um de deixar de achar”, disse D. Américo, lembrando que muitos têm de viver este tempo de confinamento em casas pequenas e comece a faltar a paciência.

“Temos de fazer um esforço suplementar. É tempo de obedecer!”, reforçou D. Américo na missa deste sábado, em que lembrou a celebração de sexta-feira na Praça de S. Pedro e reforçou as palavras do Papa, que avisou que todos estamos no mesmo barco e ninguém se salva sozinho.

Papa reza numa praça vazia pelo fim da pandemia. “Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho”
Papa reza numa praça vazia pelo fim da pandemia. “Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho”

“O Papa tem sido um grande grito em nome de toda a humanidade”, disse o bispo, manifestando a gratidão da Igreja a Francisco.

“Todos [desde o Presidente e o Governo aos presidentes de junta e aos padres] estamos a percorrer uma vivência nova. Estamos a navegar num território desconhecido e estamos todos uns com os outros para que ninguém naufrague”, continuou o bispo auxiliar de Lisboa e presidente do conselho de gerência da Renascença.

D. Américo Aguiar salientou ainda que os padres deixaram de celebrar missa com o povo, mas continuam a “celebrar pelo povo” e lembrou os padres que não desistem de acompanhar as famílias em luto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+