Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

PCP quer que estudantes deixem de pagar residências ou propinas durante estado de emergência

28 mar, 2020 - 19:19 • Redação

Comunistas têm outra proposta: que as concessionárias das autoestradas recebam menos, agora que se circula menos.

A+ / A-

Veja também:


O PCP quer, em tempo de estado de emergência, que os estudantes universitários não paguem propinas, nem as mensalidades das residências.

“Os estudantes não estão a residir nas residências de ação social escolar e, portanto, não se justifica que paguem as mensalidades e também em relação às propinas. Obrigar os estudantes a pagar propinas é uma obrigação injustificada e propomos que isso também não aconteça”, refere João Oliveira, líder parlamentar do PCP.

Os comunistas vão levar à votação, na próxima quinta-feira, vários projetos de lei onde pedem também que não haja cortes de água, luz, gás e telecomunicações durante este período.

Em declarações à Renascença, João Oliveira explica que o PCP preparou também uma proposta por causa da quebra de receitas das autoestradas.

“Uma terceira iniciativa tem que ver com as PPPs rodoviárias. A quebra de circulação nas autoestradas, por ridículo que pareça, obriga o Estado a fazer uma compensação às concessionárias e pagar-lhes diretamente milhões de euros para compensar essa quebra de circulação."

Face a isto, indica João Oliveira, o PCP entende "que isso não só não se justifica, como deve ser ao contrário, deve conduzir até à redução do que o Estado assume com as concessões das autoestradas”, acrescentou.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+