Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Lisboa ultrapassa Porto. Veja quais são os concelhos mais afetados pelo coronavírus

28 mar, 2020 - 15:15 • Sofia Freitas Moreira

Há 16 novas localidades na lista da DGS. Saiba quais são.

A+ / A-

Veja também:


Torres Vedras, Vila Pouca de Aguiar, Monção e Arouca são algumas das 16 localidades que se juntam à lista de concelhos afetados pela pandemia do novo coronavírus neste sábado.

Os dados são da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas mostram apenas 77% dos casos totais notificados, por falta de “informação fidedigna”.

Segundo a informação parcialmente divulgada, existem 121 concelhos portugueses com, pelo menos, um caso confirmado de Covid-19. Neste momento, as cinco localidades mais afetadas pelo surto são:

  • Lisboa (366)
  • Porto (343)
  • Vila Nova de Gaia (262)
  • Maia (219)
  • Matosinhos (189).

Seguem-se:

  • Torres Vedras (13 casos)
  • Arouca, Caldas da Rainha (8 cada)
  • Benavente, Tomar (6)
  • Palmela, Velas (5)
  • Câmara de Lobo (4).

E ainda Alpiarça, Carrazeda de Ansiães, Madalena, Monção, Oliveira de Frades, Reguengos de Monsarraz, Torres Novas e Vila Pouca de Aguiar.

No total, a lista da DGS soma agora mais 902 casos face a sexta-feira – é o maior aumento de casos até à data em Portugal.



Sintra é o concelho que verificou o maior crescimento de casos nas últimas 24 horas. Na sexta-feira, somava 8 infetados, mas neste sábado verificam-se mais 108 casos, perfazendo um total de 116 casos confirmados de infeção.

Seguem-se Matosinhos e Lisboa, com mais 82 casos cada um, e Vila Real, com 64 novos infetados.

Lisboa passa a ser o concelho mais afetado

O Porto (343) deixou de ser o concelho mais infetado de Portugal, dando lugar a Lisboa, que soma agora 366 casos confirmados de infeção pela Covid-19.

Apenas 77% do total de casos notificados são considerados na lista de concelhos divulgada no boletim epidemiológico da DGS.

De notar que o concelho de Ovar não registou mais casos neste sábado, continuando com 145 infetados, à semelhança do número divulgado na sexta-feira. É a primeira vez que isto acontece, desde que foi decretado o estado de calamidade no concelho há dez dias.

Portugal tem 308 concelhos e nesta lista há 187 ainda sem casos confirmados de Covid-19.

Ao nível nacional, confirmaram-se, neste sábado, 5.170 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, mais 902 do que no dia anterior. Foram registadas 100 vítimas mortais, mais 24 do que na sexta-feira e registam-se ainda 43 pessoas recuperadas.

Evolução de casos confirmados em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    28 mar, 2020 évora 16:10
    Estão a encharcar o povo com números e coronabonds , uns não querem criar o pânico outros querem encher os bolsos por conta dos mortos e desejando haver quantos mais afins de se embebedarem em subsídios do Estado da UE . Uma coisa é certa , ou fazem como a China fez durante 1 mês ou todos vão assistir a desaparecer tal como nas câmaras da morte dos campos concentração nazis , milhões de Portugueses .

Destaques V+