Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Justiça trava campanha "Brasil não pode parar" do Governo Bolsonaro

28 mar, 2020 - 21:58 • Sérgio Costa

Ministério Público do Rio de Janeiro acusa Presidente de ignorar gravidade da pandemia de Covid-19 em desrespeito pela ciência, e descreve campanha como "abusiva e indutora de comportamentos prejudiciais" para a saúde da população.

A+ / A-

Veja também:


O Governo de Jair Bolsonaro pretendia lançar uma campanha intitulada "O Brasil não pode parar", contra as medidas de isolamento social adotadas por diferentes países para combater a pandemia de Covid-19 e impelindo os brasileiros a regressarem às ruas e ao trabalho, mas a Justiça Federal impediu a campanha de avançar.

A decisão da Justiça foi anunciada este sábado em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. No processo, a campanha é descrita como "abusiva e indutora de comportamentos prejudiciais" para a saúde da população.

É, aparentemente, uma derrota do Governo Bolosonaro em mais um polémico episódio do posicionamento do executivo do Brasil sobre a pandemia da Covid-19.

Depois da controversa declaração desta semana, onde o Presidente brasileiro desvalorizou, uma vez mais, os efeitos do novo coronavírus apelando a uma vida normal, o Governo federal chegou a lançar, a título experimental, vídeos e mensagens para a campanha agora travada, nos quais alertava para os efeitos económicos e sociais do isolamento.

A juíza detentora do processo, Laura Bastos Carvalho, do Tribunal Federal do Rio, ordenou hoje que o Governo se abstenha de divulgar peças publicitárias desta campanha que "sugiram à população brasileira comportamentos que não tenham por base informações e decisões técnicas", emitidas pelo Ministério da Saúde ou entidades especializadas em epidemiologia e saúde pública.

O Governo, por seu turno, sublinha que o vídeo da campanha, ainda disponível nas redes sociais, foi produzido com caráter experimental e seria uma "proposta inicial que não chegou a ser aprovada", pode ler-se numa nota hoje divulgada. O palácio do Planalto garante ainda "não ter qualquer gasto ou custo neste sentido" com a proposta de campanha.

Na ação movida, que culminou nesta decisão da Justiça federal, o Ministério Público do Rio de Janeiro considera que "o Presidente Jair Messias Bolsonaro tem sistematicamente negado a gravidade da Covid-19, a despeito dos conhecimentos científicos", lê-se.

Ontem, o Presidente brasileiro já tinha causado polémica em entrevista à TV Bandeirantes, ao voltar a referir-se à Covid-19 como uma "gripezinha" e orientando os brasileiros a voltarem ao trabalho.

O Brasil regista, até ao momento, 114 mortes em mais de 3.900 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+