Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. “É claro que entrámos em recessão”, diz FMI

28 mar, 2020 - 09:47 • Marta Grosso com redação

Mais de 80 países já solicitaram assistência financeira ao Fundo Monetário Internacional. Diretora-geral prevê cenário igual ou pior do vivido há 11 anos.

A+ / A-

Veja também:


“Estamos numa situação sem precedentes, em que uma pandemia global de saúde se transformou numa crise económica e financeira”. É assim que começa o comunicado conjunto de dois altos responsáveis do FMI.

O presidente do Comité Monetário e Financeiro Internacional, Lesetja Kganyago, e a diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, dizem que é preciso ir além das medidas já tomadas, dando “prioridade ao apoio fiscal direcionado a famílias e empresas vulneráveis”, de modo a “acelerar e fortalecer a recuperação em 2021”.

“É agora claro que entrámos em recessão – tão grave ou pior do que em 2009”, diz Kristlina Georgieva numa mensagem transmitida na conta no Twitter.

“Projetamos uma recuperação em 2021. De facto, pode haver uma recuperação considerável, mas apenas se conseguirmos conter o vírus – em todos os lugares – e impedir que problemas de liquidez se tornem uma questão de solvência”, alerta.



No comunicado conjunto, os dois responsáveis do FMI avisam: “ações políticas fortes e coordenadas, inclusive no nível multilateral, são fundamentais para resolver efetivamente essa crise global”.

Até porque, “embora o maior impacto na saúde tenha sido nas economias avançadas, os mercados emergentes e os países em desenvolvimento, especialmente os de baixo rendimento, serão particularmente afetados”.

Nesse sentido, é necessário ajudar estes países. “Precisam de ajuda para fortalecer a sua resposta à crise e restaurar empregos e crescimento”, afirmam Kristalina Georgieva e Lesetja Kganyago.

A diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional prevê um cenário igual ou pior ao vivido há 11 anos.

Por tudo isto, o FMI vai, nas próximas semanas, analisar um pacote de medidas para “tornar a resposta à crise ainda mais eficaz” e “ajudar os seus membros a obter uma recuperação mais rápida e forte”.

Em Portugal, o Governo já assumiu que haverá uma recessão, mas considera que o país nunca esteve tão bem preparado para a enfrentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+