Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Opus Dei: '"10 minutos com Jesus" para rezar em tempo de pandemia

27 mar, 2020 - 16:00 • Ana Lisboa

Há já 80 mil jovens que rezam através do WhatsApp em português, espanhol e inglês.

A+ / A-

São pequenas meditações diárias feitas por padres do Opus Dei que "têm tocado nos temas fundamentais desta crise" que mais preocupam as pessoas, em especial, os mais jovens a quem se destina esta iniciativa, diz à Renascença Margarida Benedita Machado, ligada à organização.

Estas orações começaram na Quaresma, só que, reconhece, a "Quaresma transformou-se numa Quarentena".

A responsável admite que "Deus pediu-nos mais e, assim, os '10 minutos com Jesus' tiveram uma maior dimensão nesta altura, porque tornou-se urgente ajudar as pessoas a rezarem", uma vez que "precisavam de ajuda".

É um momento do dia para se "estar ali com Ele, como estivéssemos com um amigo, porque é isso que Ele é para nós, um amigo".

Por isso, as meditações são direcionadas para "temas que pudessem sustentar com esperança e fé os portugueses".

Percebeu-se, diz, "que este trabalho podia e devia ser uma forma de levar Jesus às famílias que estão em casa" em isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.

Nestes dias difíceis, estas mensagens dão "uma enorme serenidade a quem nos ouve, temos recebido maior feedback, pessoas que ficam comovidas e agradecidas".

Margarida Benedita Machado garante que "é muito prático, muito simples e muito fácil" aderir a esta aplicação.

Para se inscrever, "basta ir ao site em www.10minutoscomjesus.org e lá vai encontrar um link que remete para o grupo do WhatsApp. Ao entrar no grupo, vai receber diariamente um audio com uma meditação e um link se preferir ouvir através do Youtube. Para quem não tem WhatsApp, também há uma solução: simplesmente ir à nossa página do Youtube, onde vai encontrar diariamente a meditação".

Neste momento, em Portugal há 2.500 pessoas que aderiu a esta aplicação. Mas no total, são 80 mil jovens que rezam não só em português, mas também em espanhol e em inglês.

Como surgiu a iniciativa

O Opus Dei explica que a ideia original nasceu em Espanha, em 2018, quando uma mãe pediu ao Capelão do colégio onde trabalhava, se durante as férias podia ajudar os seus filhos a rezarem. O sacerdote decidiu, então, fazer pequenos audios com meditações para ajudar os mais novos a viverem as férias com mais momentos de oração.

O projeto chegou a Portugal através do padre António Alves Mendes, em Novembro de 2019. A ideia era “ter audios semanais na plataforma Soundcloud” para partilhar “pelas pessoas mais jovens”.

O que pretendia "era fazer uma meditação breve semanal para ajudar as pessoas a meditarem no Evangelho de Domingo, com a ajuda de três padres, recordou o sacerdote que é um dos capelães do Colégio Cedros, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+