Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Veja o número de casos de Covid-19 em Portugal por concelho. Há 10 novas localidades na lista da DGS

27 mar, 2020 - 13:18 • Joana Gonçalves

Dados da Direção-Geral da Saúde mostram apenas 70% dos casos notificados, por falta de "informação fidedigna". Penacova, Vizela, Nelas, Figueira da Foz e Torre de Moncorvo juntam-se à lista. Veja o total de casos do novo coronavírus por concelho.

A+ / A-

Veja também:


Dados parciais divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam 105 concelhos portugueses com, pelo menos, um caso confirmado de Covid-19, entre eles Porto com 317, Lisboa com 284, Vila Nova de Gaia com 262, Maia com 171 e Gondomar com 149.

Vila Verde (5), Penacova, Anadia, Murtosa, todos com 4 casos confirmados, Amarante, Nelas, Almeida, Vizela, Figueira da Foz e Torre de Moncorvo, com 3 infetados cada, juntam-se à lista da DGS, que soma mais 530 casos face ao dia anterior.

Vila Nova de Gaia, Porto e Braga são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas: mais 99, 58 e 33, respetivamente.

Apenas 70% do total de casos notificados são considerados na lista de concelhos apresentada no boletim epidemiológico da DGS.

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou a intenção de melhorar a capacidade de recolha e divulgação dos dados.

Em entrevista à Renascença, Rita Sá Machado, chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, revelou algumas dificuldades de recolha de informação relativamente à evolução dos casos do novo coronavírus em Portugal.

“O boletim é da autoria da minha equipa. É um trabalho muito complexo porque temos os nossos sistemas implementados, que funcionam relativamente bem dentro da rotina normal, mas temos esta situação de epidemia e urgência. Estamos a aprender e a readaptar o melhor que conseguimos e podemos. É também um trabalho das pessoas do terreno que recolhem esta informação ao longo dos dias. Vamos ajustando também parâmetros, como corrigir a data de início dos sintomas”, garantiu.

Casos continuam a aumentar em Ovar

O mesmo documento integra, ainda, o concelho de Ovar, onde foi decretado estado de calamidade pública, com 145 casos, mais 25 que no dia anterior.

Coimbra (109), Valongo (108) e Matosinhos (107 casos) seguem-se na listagem. Em Felgueiras, onde surgiram os primeiros casos notificados, há 26 registos de infeção verificados pela DGS e em Lousada, concelho vizinho, há 38, mais cinco face ao dia anterior.

Portugal tem 308 concelhos e nesta lista há 203 ainda sem casos confirmados de infeção por Covid-19.

A nível nacional confirmam-se, ao dia de hoje, 4.268 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, mais 724 do que na quinta-feira. Este número indica que há um aumento de 20% de casos confirmados no país, nas últimas 24 horas.

Foram registadas 76 vítimas mortais, mais 16 do que no dia anterior. Há ainda registo de 43 pessoas recuperadas.

A DGS informa ainda que mantém em vigilância 19.816 casos.

Instada na terça-feira pela Renascença a esclarecer porque divulgou dados com discrepâncias sem qualquer nota de esclarecimento, a Direção-Geral da Saúde justifica a decisão por ausência de "informação fidedigna por concelho".

"A DGS está a trabalhar em conjunto com as Administrações Regionais de Saúde no sentido de melhorar o sistema e a informação divulgada", disse fonte da instituição à Renascença.

Portugal entrou esta quinta-feira "em fase de mitigação". O país estava até agora em fase de mitigação, por transmissão local.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • C. Silva
    28 mar, 2020 16:54
    Em 28/03/2020, as 16:43 aparecem como confirmados 5.170. Importa frisar que este nº é apenas a ponta do iceberg, uma vez que, devido ao astronómico nº de suspeitos, não é possível, nem útil, testar suspeitos com sintomas ligeiros, ou suspeitos que estiveram em contacto, portanto é importante perceber que o nº de casos que circula, quanto mais não seja nas compras essenciais, ou os que têm de trabalhar, ou de sair à rua, é acentuadamente mais elevado, do que este número de "confirmados", que deveria ser designado por "nº de casos que foi necessário testar", para que não "dê uma falta segurança à população.

Destaques V+