Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Transportes da Grande Lisboa não passaram a ser gratuitos, alerta a AML

27 mar, 2020 - 16:59 • Dina Soares

Responsável da Área Metropolitana de Lisboa lembra que o serviço de transporte público de passageiros é fundamental e só pode funcionar se tiver receitas.

A+ / A-

Veja também:


A isenção de validar o bilhete ou o passe nos transportes da Grande Lisboa não significa que seja legal viajar gratuitamente. A Área Metropolitana de Lisboa lembrou, esta sexta-feira, a obrigatoriedade de ter um título válido quando anda nos transportes públicos. Paulo Alves, da AML, explicou à Renascença que foi preciso fazer este alerta porque muitas pessoas estão a confundir a ausência de validação com a ausência de título de transporte.

Paulo Alves lembra que o serviço de transporte público de passageiros é fundamental e só pode funcionar se tiver receitas. As empresas transportadoras já sabem que a quebra vai ser muito grande, não sabem quanto, e não podem suportar que quem continua a viajar não pague o serviço. Daí este apelo, lançado a quatro dias da data de renovação dos passes.

Desde meados deste mês, foram tomadas algumas medidas de segurança para proteger passageiros e motoristas, no contexto do surto de coronavírus. No transporte rodoviário, a entrada e saída de passageiros passou a fazer-se pela porta traseira, deixou de se vender títulos de transporte a bordo e não se validam os títulos. No Metro e na Transtejo e Soflusa, as cancelas de entrada e saída das estações passaram a estar abertas.

Todos os transportes reforçaram a limpeza e foi limitado o número máximo de passageiros transportados a 1/3 da lotação dos veículos.

Portugal, em estado de emergência até à próxima quinta-feira, regista 76 mortes e 4.268 infeções, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Das pessoas infetadas, 354 estão internadas, 71 das quais em unidades de cuidados intensivos hospitalares, havendo 43 doentes que já recuperaram desde que a covid-19 foi confirmada no país, em 02 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+