Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Em tempo de pandemia, polícia leva os TPC a casa de alunos sem internet em Gouveia

27 mar, 2020 - 21:13 • Liliana Carona

No Agrupamento de Escolas de Gouveia há 80 alunos que não têm ligação à internet nas suas residências. A solução foi "chamar" PSP e GNR.

A+ / A-

Veja também:


Em tempo de pandemia de coronavírus e com os estabelecimentos de ensino fechados, a PSP e a GNR estão a colaborar com o Agrupamento de Escolas de Gouveia na entrega dos trabalhos para casa, os famosos TPC, a 80 alunos que não têm acesso à Internet em casa.

Joaquim Loureiro, diretor do agrupamento escolar, explica que no atual modelo alternativo de aulas não presenciais os “alunos acedem aos trabalhos dos professores via email”.

Quem não tem net estava em desvantagem, mas foi encontrada uma solução para “chegar a todos os alunos e não criar ainda mais desigualdades”, afirma o responsável.

Há cerca de uma semana que professores e funcionários desta escola uniram esforços para que todos tivessem acesso aos trabalhos solicitados pelos docentes. E a solução foi “chamar” as forças de segurança.

“Pedimos a todos os diretores de turmas que nos identificassem os alunos e que nos enviassem os trabalhos que os alunos estão a desenvolver. Estamos a colocar os trabalhos por freguesias e envelopes, e com a colaboração da PSP e GNR vamos entregar a todos os alunos esses trabalhos que contam para avaliação final”, esclarece Joaquim Loureiro.

“São trabalhos de consolidação das aprendizagens dadas até aqui e para que criem rotinas eles têm de ter trabalhos, de acordo com o número de horas”, explica.

“Estes alunos vão ter estes 15 dias para desenvolver estes trabalhos. Enquanto no 1.º ciclo só têm um professor e podem dialogar com ele, nos outros anos torna-se muito mais complicado”, conclui.

E computador? Todos têm? “Não temos o número certo, mas alguns deles nem computador têm. Sabemos é que 80 alunos, mesmo tendo computador, não têm acesso à Internet. Tivemos uma reunião online com o secretário de Estado da Educação, João Costa, e há muitas escolas nesta situação. Já há uma equipa a trabalhar, uma brigada de apoio às escolas para esta situações dos alunos que não têm acesso à tecnologia. Ele deu a certeza de que o 3.º período vai existir com planos quinzenais para todas as escolas. Vão ter agora estes 15 dias para desenvolver os trabalhos até retomar o 3º período”, refere o diretor do Agrupamento de Escolas de Gouveia.

“A Polícia serve para ajudar as pessoas”

A GNR e PSP disseram “presente” e deitaram mãos à obra para fazer chegar a casa dos alunos os trabalhos pedidos pelos professores.

O chefe José Pires, da PSP de Gouveia, pega na caixa com os envelopes destinados aos alunos. “É um número significativo de alunos e estaremos cá sempre disponíveis para colaborar, a Polícia serve para ajudar as pessoas, e neste caso o Agrupamento de Escolas de Gouveia, e assim ficam todos os alunos no mesmo pé de igualdade”, afirma, sem deixar de sublinhar que a PSP presta também apoio aos idosos “na entrega de medicamentos e alimentos, 24h00 por dia”.

Sem desculpas para não fazer os trabalhos de casa, seja por email ou por correio os TPCs, são entregues à mão pela PSP ou GNR. “Vai uma cartinha do diretor, e esperamos que os alunos façam por manterem o ritmo de aprendizagem. As forças de segurança entregam os trabalhos, e quem assina é a força de segurança que deixa o envelope às portas de casa”, explica Joaquim Loureiro, diretor do Agrupamento de Escolas de Gouveia, agradecendo à GNR e à PSP todo o apoio prestado.

A distribuição do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+