Tempo
|
A+ / A-

Cerimónias do 10 de junho canceladas, sessão do 25 de Abril ainda em estudo

26 mar, 2020 - 12:18 • Eunice Lourenço

Presidente da República enviou cartas aos responsáveis madeirenses e sul-africanos.

A+ / A-

As cerimónias oficiais do Dia de Portugal foram canceladas. O 10 de junho que, como tem acontecido nos últimos anos, seria assinalado em Portugal e no estrangeiro, fica assim sem as tradicionais cerimónias e discursos.

Este ano as cerimónias iriam decorrer na Madeira e na África do Sul e o presidente da comissão organizadora das cerimónias seria o cardeal Tolentino de Mendonça.

Mas dada a situação de epidemia de Covid-19, que se vive em Portugal e no mundo, o Presidente da República já escreveu a todos os envolvidos a cancelar as cerimónias.

Quanto à tradicional sessão solene do 25 de Abril, o presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues, já disse que se manterá e estão a decorrer preparativos entre o Parlamento e a Presidência da República para estabelecer os moldes em que se vai realizar. Uma das hipóteses é ter lugar na Sala do Senado e com a presença de um número reduzido de deputados.


Cancelada "manif" do 25 de Abril

A manifestação do 25 de Abril em Lisboa foi cancelada devido à pandemia de covid-19 e a Associação 25 de Abril pediu às pessoas que, mesmo em casa, vão à janela cantar a "Grândola".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, um dos promotores do desfile anual, afirmou que a manifestação foi cancelada, mas propõe uma alternativa.

Vasco Lourenço pediu que rádios e televisões "passem" a "Grândola Vila Morena", uma das senhas do Movimento das Forças Armadas (MFA) em 25 de abril de 1974, e às pessoas, que estão em casa devido à pandemia, que venham à janela cantar, em coro, a canção de Zeca Afonso.

Portugal regista, esta quinta-feira, 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • panificadora umarizal umarizal
    26 mar, 2020 belem para 13:32
    FRANCAMENTE , O 25 DE ABRIL MAIS IMPORTANTE QUE O 10 DE JUNHO . A INVERSÃO DE VALORES AQUI TAMBÉM !

Destaques V+