Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Banco Santander suspende também os créditos às famílias e empresas

23 mar, 2020 - 19:34 • Sandra Afonso

Estas medidas juntam-se às que já tinham sido anunciadas pelo banco, como suspensões das comissões nas transferências e pagamentos por MBway na App do Santander, isenção de comissões nos pedidos de cartões contactless e suspensão de comissões também para comerciantes.

A+ / A-

Veja também:


O Banco Santander avança que as 250 mil famílias portuguesas com crédito à habitação na instituição podem renegociar o crédito, com “carência imediata de amortização de capital durante seis meses”, desde que se encontrem em situação regular. A moratória estende-se ainda aos créditos ao consumo, também por seis meses.

Segundo o banco, a medida vai permitir às famílias suspenderem quase mil milhões em amortizações durante este período. As renegociações estão isentas de comissões de alteração.

Os pedidos podem ser feitos pelos canais digitais, assim que estiver disponível o enquadramento legal, que está a ser finalizado pelo Governo.

O Santander está ainda disponível para renegociar os créditos das pequenas e médias empresas (PME), em período de reembolso. A medida abrange mais de 67 mil empresas, que podem pedir uma carência de capital até 12 meses, a partir de quinta-feira. A alteração será realizada sem mudar o "spread" e sem comissões de alteração do contrato.

Estas medidas juntam-se às que já tinham sido anunciadas pelo banco, como suspensões das comissões nas transferências e pagamentos por MBway na App do Santander, isenção de comissões nos pedidos de cartões contactless e suspensão de comissões também para comerciantes.

As empresas podem contar ainda com a manutenção dos limites de crédito contratualizados e um adiantamento de 20%, ao abrigo das linhas de crédito disponíveis.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rogério Nunes
    25 mar, 2020 Funchal 18:19
    Renegociar o contracto de empréstimo!!! Os bancos irão mexer nos spreeds existentes dos clientes ou irão obrigar os clientes por força da renegociação alterar o spreed aumentando o spreed? seria bom que este pequeno detalhe fosse claramente explicado de que os clientes NÃO teriam custos adicionais para poderem de beneficiar da moratória...

Destaques V+