COVID-19. BOLETIM 23 DE MARÇO

Regresso às aulas sem data e os Jogos Olímpicos adiados por um ano

24 mar, 2020 - 21:12 • Redação

Quatorze dias é muito? O diretor do Serviço Infecciologia do Hospital Curry Cabral desafia os portugueses a cumprirem o isolamento com mais rigor para que possamos juntos fazer desta doença menos forte. Mas independentemente da força que tenha, os alunos potugueses já sabem que a paragem deverá ser maior do que era previsto. O primeiro-ministro deu conta disso esta terça-feira no Parlamento. Tudo num dia em que os Jogos Olímpicos foram oficialmente adiados para 202. Em Itália a mortandade parece não ter fim, já são quase sete mil vítimas.

A+ / A-

Veja também:


PORTUGAL

António Costa. É pouco provável que as escolas reabram após as férias da Páscoa

  • O primeiro-ministro admitiu esta terça-feira no Parlamento que as escolas podem continuar. "Provavelmente, no dia 9 de abril estaremos a decidir prolongar o fecho das escolas muito além das férias da Páscoa.” António Costa falava durante o debate quinzenal, onde voltou a rejeitar a possibilidade de prolongar, durante as férias da Páscoa, o subsídio especial criado para os pais que têm de ficar em casa com filhos menores de 12 anos devido ao encerramento das escolas.
  • O diretor do Serviço Infecciologia do Hospital Curry Cabral desafia os portugueses a cumprirem o isolamento com mais rigor para que seja possível acabar mais depressa com a pandemia. A Renascença entrevistou Fernando Maltez no Hospital Curry Cabral, onde são acompanhados, neste momento, 110 doentes. O médico garante que tem camas e equipamentos suficientes "a curto e a médio prazo." Mostra-se mais preocupada com falta de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.
  • O primeiro debate quinzenal depois da declaração do estado de emergência ficou marcado por um incidente entre Ferro Rodrigues e Rui Rio. Depois do deputado social-democrata Batista Leite ter criticado o presidente da Assembleia da República por ter convocado esta sessão plenária, Ferro Rodrigues respondeu, repreendendo o PSD por ter 36 deputados no hemiciclo, quando devia ter apenas 18. O líder do partido deu razão a Ferro e saiu da sala.
  • O Presidente da República considera que Portugal está numa fase decisiva para travar a pandemia e evitar consequências imprevisíveis. Marcelo Rebelo de Sousa participou numa reunião com especialistas, em que também marcou presença o primeiro-ministro, e o presidente da Assembleia da República. No final, afirmou que, de acordo com as informações que recebeu, “se a pandemia não for contida nesta fase muito firme, naturalmente, tende a multiplicar de forma imprevisível os efeitos negativos na saúde e na vida dos portugueses.” O Presidente elogiou ainda a forma como os portugueses têm seguido as indicações das autoridades.
  • Os cidadãos estrangeiros que vinham no navio MSC Fantasia já vão a caminho de casa. O repatriamento começou esta terça-feira, de manhã cedo, e os passageiros foram transportados entre o navio e o aeroporto sem terem qualquer contacto com a população para evitar o risco de contágio. O navio, que acostou no Porto de Lisboa no passado domingo, trazia 1.338 passageiros, maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália. Os 20 portugueses e os sete titulares de Autorização de Residência em Portugal foram submetidos a testes despistagem do novo coronavírus. Um português apresentou resultado positivo e ficou em vigilância ativa. Os restantes estão em isolamento profilático.
  • O Cardeal António Marto considera que a suspensão da celebração comunitária das missas foi uma decisão difícil, dolorosa, mas foi também foi um ato responsável de “respeito pela vida dos outros.” O bispo de Leiria-Fátima pensa que esta é uma medida inédita mas inevitável para evitar a aglomeração das pessoas, que favoreceria o contágio. António Marto apoia as medidas impostas pelo Estado e, em entrevista à Renascença, conta que tem seguido a rigor o isolamento social porque tem de “dar o exemplo.”

MUNDO

Jogos Olímpicos só em 2021

  • O presidente do Comité Olímpico Internacional e o primeiro-ministro do Japão decidiram adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. A decisão foi tomada devido ao agravamento da situação mundial provocada pela pandemia de Covid-19. Os comités nacionais de muitos países participantes já tinham reivindicado este adiamento. Os jogos do próximo ano vão, no entanto, manter a designação Japão 2020.
  • A presidente da Comissão Europeia deixa o alerta: com milhões de europeus em casa em regime de teletrabalho, a estudar em linha ou simplesmente a utilizar mais internet, há quem aproveite para explorar os receios das populações em relação ao novo coronavírus. Ursula von der Leyen diz que o número de "falsos medicamentos é enorme".
  • Um grupo de docentes foi atacado por populares em Baucau, Timor-Leste. Os locais acreditam que foram estes professores a disseminar o coronavírus no território. Vítimas estão com medo e só querem voltar a Portugal. Ministério dos Negócios Estrangeiros está a monitorizar a situação. “O medo e a insegurança é muito grande” refere uma professora contatada pela Renascença.
  • O número de infetados pelo novo coronavírus em Itália pode ser dez vezes maior do que o oficialmente reportado e chegar a 600.000, admitiu o chefe da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli, numa entrevista ao jornal "La Repubblica". "Para cada infetado declarado, há dez não registados", disse Borrelli.
  • Os Estados Unidos correm o risco de se tornarem o epicentro da pandemia da Covid-19, devido ao rápido aumento do número de infetados, sobretudo na cidade de Nova Iorque. O alerta chega da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta terça-feira. “Estamos a assistir a uma disseminação muito rápida de casos nos EUA”, afirmou Margaret Harris, porta-voz da OMS.
  • Tudo num dia em que são já 408.913 os casos de infeção pelo novo coronavírus registados desde o começo do surto, em dezembro de 2019. Deste total, 18.260 pessoas em todo o mundo não conseguiram sobreviver à doença, enquanto 107.073 já recuperaram.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+