Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Há 20 infetados num lar de Vila Real

24 mar, 2020 - 15:51 • Olímpia Mairos

O presidente da autarquia defende que estes utentes sejam transferidos, logo que seja possível, para o Hospital Militar do Porto.

A+ / A-

Veja também:


No Lar Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, há 13 utentes e sete funcionários infetados com covid-19.

A situação “extraordinariamente preocupante”, que obriga a isolamento profilático dos restantes idosos e profissionais, foi dada a conhecer pelo presidente da autarquia de Vila Real, Rui Santos.

O primeiro caso positivo naquela instituição particular de solidariedade social (IPSS) foi detetado no domingo, tratando-se de um doente oncológico.

De acordo com o autarca vilarrealense, nesse mesmo dia foi “solicitada a realização de testes a todos os funcionários e utentes. Infelizmente esses testes não aconteceram, aconteceram só àqueles com sintomatologia”.

“Foram testados 15 utentes, dando 13 positivo, e oito profissionais, dando 7 positivo”, acrescenta o autarca.

A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte, determinou esta terça-feira o isolamento dos restantes 59 utentes e 50 profissionais, incluindo um funcionário que aguarda resultado do teste que foi realizado pelo INEM.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real afirma que “perante a gravidade desta circunstância” estão “a avaliar acionar o plano municipal de emergência e, caso isso aconteça, a Segurança Social, a instituição e a Câmara Municipal ajudarão a encontrar solução para que esta determinação se cumpra”.

Com os funcionários em isolamento profilático, “implica o abandono dos utentes e isso não pode acontecer", alerta o autarca. Por isso, o presidente da Câmara de Vila Real defende que “os utentes sejam transferidos, logo que seja possível, para o Hospital Militar do Porto, à semelhança do que aconteceu no lar de Vila Nova de Famalicão”.

“Esta é a única alternativa que eu hoje vejo, para que esta determinação seja cumprida”, acrescenta.

O Lar Nossa Senhora das Dores é uma instituição particular de solidariedade social no centro histórico de Vila Real.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+