Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fronteiras com Espanha. Numa semana, foram controladas 58 mil pessoas e recusadas 700

24 mar, 2020 - 20:33 • Celso Paiva Sol com Redação

De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a única detenção ocorreu no posto de fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, e está relacionada com a falsificação de uma autorização de residência.

A+ / A-

Veja também:


A reposição de fronteiras terrestres com Espanha está em vigor desde o final do dia 16 de março e, uma semana depois, o balanço revela que a passagem só foi recusada a 1,2% das pessoas. Ao todo foram controladas 57.810, das quais apenas 717 não puderam cruzar a fronteira.

A medida está em vigor nos nove pontos de passagem definidos pelos governos dos dois países, os unicos por onde está autorizada a passagem terrestre.

O mais concorrido é o de Valença, no Minho, com quase 23 mil passagens numa semana, e um terço do total das recusas de entrada.

De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a única detenção ocorreu no posto de fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, e está relacionada com a falsificação de uma autorização de residência.

A resolução que repôs as fronteiras entre os dois países visa travar sobretudo as deslocações desnecessárias, principalmente em turismo ou lazer, mas admite um vasto conjunto de excepções. Desde logo o transporte internacional de mercadorias, mas também a circulação de trabalhadores transfronteiriços, veículos e pessoal de emergência e socorro, pessoal diplomático, das forças armadas e de segurança, e, a titulo excepcional, entradas para reuniões familiares até ao 1.º grau em linha reta. Podem também cruzar a fronteira todos quantos precisem de cuidados de saúde ao abrigo de protocolos bilaterais.

A medida está em vigor até 15 de abril e, para alem do SEF, envolve igualmente a GNR,que tem a seu cargo a fiscalização rodoviária na passagem por estes nove pontos de passagem.

A GNR envolve cerca de 500 militares na operação em curso, enquanto que o SEF reforçou com 30 inspectores o quadro de 43 que habitualmente tem destacados nos Centros de Cooperação Policial e Aduaneira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+