Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Papa Francisco: "Uma empresa que despede para se salvar não é solução"

23 mar, 2020 - 07:29 • Sofia Freitas Moreira , com Lusa

Francisco elogia o trabalho dos profissionais de saúde no combate ao coronavírus e pediu aos patrões para não despedirem trabalhadores. Apelo do Papa numa entrevista, por videochamada, ao canal de televisão espanhol La Sexta.

A+ / A-
Papa Francisco: "Uma empresa que despede para se salvar não é solução"
Papa Francisco: "Uma empresa que despede para se salvar não é solução"

Veja também:


O despedimento de trabalhadores "não é a solução" para salvar as empresas das dificuldades causadas a nível mundial pela pandemia do novo coronavírus, adverte o Papa Francisco, numa entrevista por videochamada ao canal de televisão espanhol La Sexta.

"Uma empresa que despede para se salvar não é a solução", realça Francisco, dizendo que não consegue imaginar as dificuldades pelas quais vão passar os empresários, devido à paralisação da atividade comercial provocada pela propagação à escala global da Covid-19.

Questionado sobre o facto de não ser dono de uma companhia ou de uma empresa e, por isso, não saber das dificuldades que os empregadores irão passar, o Papa responde que sabe, no entanto, "das dificuldades que vão passar o empregado, o operário, a empregada ou a operária" que forem despedidos devido à acentuada quebra da atividade económica em todo o mundo.

"Mais do que despedir, há que acolher"

O Papa Francisco, que falava por videoconferência, vinca que "mais do que despedir, há que acolher e fazer sentir que há uma sociedade solidária. Estes são os grandes gestos de que precisamos agora".

"Admiro-os, ensinam-me como me empenhar", destaca Francisco, salientando as difíceis condições que muitos profissionais de saúde enfrentam no dia a dia, em plena pandemia do novo coronavírus, estando muitos impedidos de irem a casa durante muito tempo e havendo já várias mortes entre eles.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 333 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.700 morreram. Dos infetados, 99.014 já recuperaram da doença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+