Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino Secundário

​Juventude do PSD apela ao adiamento dos exames nacionais

23 mar, 2020 - 17:49 • Susana Madureira Martins

A Juventude Social-Democrata (JSD) considera que adiar os exames no ensino secundário e ajustar o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior salvaguardam que nenhum estudante seja prejudicado por causa da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

Ainda antes do estado de emergência ser declarado, uma das primeiras medidas de contenção da COVID-19 foi o encerramento dos estabelecimentos de ensino por serem considerados locais de elevado risco de contágio. A Juventude social Democrata (JSD) salienta, em comunicado que, face à realidade atual, os estudantes deparam-se com a incerteza de quando voltarão a ter aulas presenciais.

É neste quadro que a estrutura política da juventude do PSD propõe ao Ministério da Educação que adie os exames nacionais no ensino secundário e ajuste o calendário do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Para os jovens sociais-democratas, esta "será a medida mais justa e que permitirá aos jovens estudantes e às suas famílias o conforto e a certeza de que terão o tempo necessário para voltarem a ter aulas presenciais".

A JSD defende que a actual realidade leva "à conclusão de que, em Portugal, não é possível garantir a mesma equidade entre escolas e estudantes", referindo no comunicado que "cada escola adotou estratégias diferentes e existe uma enorme dificuldade em garantir o acesso equitativo a meios tecnológicos e até a internet por parte dos estudantes".

Ora, sendo assim, conclui a JSD, está-se "perante uma circunstância de desigualdade que pode ser atenuada com o adiamento dos exames nacionais", e "deste modo, recuperar o tempo perdido" que permita aos alunos "estarem preparados para encarar os exames nacionais no Ensino Secundário".

Devido à pandemia de Covid-19 os estabelecimentos de ensino foram encerrados e várias escolas têm procurado introduzir o ensino à distância e o recurso a materiais e exercícios para os alunos trabalharem nas suas casas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António
    25 mar, 2020 Portugal 00:40
    Essa desigualdade não vai ser atenuada com nenhum adiamento dos exames nacionais. A desigualdade está à vista. Vemos, nos tempos que correm, muitos agregados familiares sem acesso à internet ou até sem um único computador em casa. Tendo em consideração de que as aulas a serem lecionadas atualmente são através do computador, os alunos que têm à sua disposição estes aparelhos, estão a beneficiar, a tirar dúvidas, a adiantar a matéria. Por outro lado, temos os que não tem acesso, que se vão atrasando na matéria, com dúvidas que não vêm esclarecidas. Mesmo que os exames sejam adiados, a desigualdade continua a estar lá. Também não se pode deixar de lado que, principalmente no interior do país, as temperaturas nesses meses excedem, muitas vezes, os 40°C, não criando condições de trabalho favoráveis para nenhum aluno. Muito sinceramente, e agora esta sendo a minha opinião, os exames, pelo menos este ano, deviam ser suspensos sendo esta, talvez, a opção que trará mais igualdade para os alunos.

Destaques V+