Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Costa quer encontro semanal com os líderes parlamentares sobre Covid-19

23 mar, 2020 - 19:26 • Susana Madureira Martins

O primeiro-ministro disponibiliza-se a fazer o ponto de situação sobre o combate à pandemia do novo coronavírus todas as semanas no parlamento num formato ainda a definir.

A+ / A-

Veja também:


Nem sequer foram os grupos parlamentares a fazerem a proposta na conferência de líderes desta segunda-feira. Numa jogada de antecipação, o primeiro-ministro dispôs-se a ir todas as semanas ao parlamento e, junto dos líderes das bancadas, fazer o balanço e ponto de situação sobre as medidas de combate à pandemia de coronavírus.

Essa disponibilidade foi avançada esta tarde na conferência de líderes pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e os líderes de todas as bancadas aceitaram, estando, contudo, por definir o formato em que vão decorrer esses encontros.

Entretanto, a conferência de líderes já reservou a manhã de dia 1 de abril, quarta-feira da próxima semana, para um debate em plenário para o caso de o governo decidir renovar o estado de emergência. Uma discussão seguida de votação que carece de um quórum de 116 deputados.

Nesse mesmo dia serão apresentadas e também votadas propostas de lei de apoio às empresas para minimizar os prejuízos provocados pela pandemia.

Se se confirmar esta discussão e a apresentação de propostas do governo, os grupos parlamentares podem também entregar iniciativas legislativas e propostas de alteração aos textos do governo, com calendário definido para o fazerem.

Para esta terça-feira, está confirmado o debate quinzenal com o primeiro-ministro. O agendamento ficou oficializado pelos líderes parlamentares e terá de ser garantido o quórum de funcionamento com um quinto dos deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+